terça-feira, 7 de junho de 2022

Objetivo do prêmio é promover e incentivar as instituições públicas a adotarem e implementarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades

As inscrições para o 9° Prêmio A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade em órgãos públicos, terminam no dia 24 de junho. Para se inscrever na premiação, os responsáveis pelas iniciativas precisam preencher o formulário com as informações e anexar o relatório da atividade, ao menos uma imagem e o link de um vídeo explanando o projeto. Tudo é feito pela internet, neste link. (http://a3p.mma.gov.br/inscricoes-9o-premio-a3p/)

O 9° Prêmio A3P conta com 5 categorias: Gestão de Resíduos; Uso Sustentável dos Recursos Naturais; Inovação na Gestão Pública; Destaque da Rede A3P; e Categoria Especial: Combate à Poluição nas Águas. As três primeiras categorias são exclusivas para órgãos e instituições que assinaram termo de adesão com a A3P.

Para a Secretária de Biodiversidade do MMA, Beatriz Milliet, o Prêmio A3P incentiva a sustentabilidade e a preocupação ambiental na gestão dos órgãos públicos. “O Prêmio A3P tem como objetivo reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade na administração pública, além de incentivar as instituições públicas a aderirem a agenda em sua gestão, trazendo mais sustentabilidade e preocupação ambiental para dentro das agendas públicas.”

A premiação está prevista para ocorrer em novembro de 2022, em data a ser definida. Para dúvidas e mais informações, os interessados podem entrar em contato com a equipe da A3P no seguinte endereço eletrônico: a3p@mma.gov.br.

O principal objetivo do prêmio é promover e incentivar as instituições públicas em nível federal, estadual e municipal a adotarem e implementarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas.

O Prêmio A3P é um evento bienal, realizado desde 2009. Em sua última edição, em 2020, a premiação recebeu 137 projetos inscritos, o maior número desde a sua criação.

Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P

Criada em 1999, a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P é um programa que visa estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade em suas atividades rotineiras.

Atualmente, a A3P conta com a adesão vigente de 248 órgãos de todas as esferas e instâncias de poder. O termo de adesão tem validade de cinco anos e pode ser renovado depois de vencido. De 2005 a 2021, já foram assinados 537 termos de adesão. Os órgãos que formalizam a parceria com o MMA por meio do Termo de Adesão recebem apoio técnico para implementação e operacionalização da agenda. O MMA oferece cursos de capacitação, promove eventos e disponibiliza conteúdo didático gratuito, além de disponibilizar o sistema Ressoa, para as instituições aderentes, que facilita o processo de diagnóstico e monitoramento institucional.

Em 2002, a A3P foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente. O órgão da ONU reconheceu a relevância do trabalho da A3P e os resultados positivos com a sua implantação.

Informação: Ministério do Meio Ambiente 

0 comentários:

Postar um comentário