quinta-feira, 2 de junho de 2022

Dezoito empresas expõem seus produtos e serviços no espaço do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, da FIEMA, na feira multissetorial  

SÃO LUÍS – Todo grande negócio tem um começo. Para auxiliar na formação e no fortalecimento da indústria maranhense, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), da FIEMA, manteve um espaço dentro da Expo Indústria Maranhão que apresentou os produtos de empresas de diferentes setores. A ação seguiu até domingo (29), no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma) com realização do Sistema FIEMA (FIEMA, SESI, SENAI e IEL) e da CNI. A feira multissetorial é a maior do Nordeste e destaca a grandeza do setor industrial do estado.   

Expuseram seus serviços e produtos fornecedores dos segmentos da consultoria ambiental para indústrias, balizamento e apoio operacional náutico, produção de concreto usinado e equipamentos, recursos humanos, terceirização de frotas de veículos e muitos outros. Foram ao todo 18 negócios que receberam visitas ao longo de toda a Expo Indústria Maranhão, durante os últimos três dias. Um dos fornecedores participantes foi a MegaMix, especializada em concreto e argamassa. “Produzimos um atendimento para empresas da construção civil e estamos aproveitando esta oportunidade na feira para prospectarmos mais clientes”, afirma Glaciando Brito, engenheiro da empresa. 

Cada minuto gasto pelo empresário na feira é uma chance de fortalecer sua empresa e de fechar negócios, segundo o coordenador do PDF, Carlos Jorge Taborda. “Uma das grandes oportunidades que os empresários da indústria maranhense têm dentro da Expo indústria Maranhão é estabelecer contatos uns com os outros. A feira é um ambiente capaz de envolver diferentes sujeitos da economia maranhense — quando ocorre o encontro da necessidade e da oferta tudo se torna mais fácil para o fechamento de um negócio. Os expositores podem conhecer o trabalho e os produtos de outras empresas e até descobrir novos fornecedores”, afirmou. 

Na avaliação da analista financeira Maria do Amparo Sousa, da empresa SerHum, que oferece serviços de recursos humanos, a integração dos fornecedores com o PDF tem sido de fundamental importância para o crescimento da economia maranhense. “Dentro da nossa empresa já vimos um grande impacto. Desde que nos filiamos ao programa nossas oportunidades alavancaram. Conseguimos depois de um processo de consultoria estruturar toda a nossa empresa e garantir o fechamento de negócios”, relata.  

GRANDE VIRADA – Um dos casos de destaque do PDF, é a empresa Stylo, gerida por Eduardo Couto. Na última edição da Expo Indústria, em 2019, a iniciativa, que pertence ao ramo da indústria têxtil, expôs seus produtos em um dos guichês do espaço do programa de fornecedores. Agora na quarta edição da ação, Eduardo já não tem apenas uma empresa, mas três e ocupa um estande independente dentro do pavilhão principal instalado no Multicenter.  Em sua avaliação, o empresário destaca a grande importância da feira para o impulsionamento de seu negócio. “A Stylo Fardamentos tem ganhado muito com o networking possibilitado pela Expo Indústria Maranhão. De certa forma, temos este estande hoje com o apoio do PDF e da FIEMA”, ressaltou Couto, que além do estande participou dos encontros de negócios promovidos na Expo Indústria. 

De acordo com ele, o retorno à feira representa uma retomada em seus negócios após um ano de dificuldades em decorrência da pandemia. “Nós tivemos de inovar quando a cadeia produtiva parou em 2020. Sofremos muito em um primeiro momento, mas conseguimos remodelar nosso negócio para a produção de capotes cirúrgicos e máscaras de proteção ao longo da pandemia”, relata o empresário, que comemora o fato não ter demitido nenhum funcionário durante a crise. “Meu único prejuízo foi na saúde mental – a pressão foi grande, mas vencemos!”, comemora. 

A indústria de uniforme de Eduardo Couto se expandiu para uma loja de fardamento pronta entrega, a Stylo Fardamento – mantida em parceria com Leonardo César – e uma loja de roupas brancas, a Stylo Branco. O sócio comemora o trabalho e a presença na Expo Indústria. “Estamos aqui tem mostrado a repercussão de nosso trabalho. Muitos clientes novos se aproximam e o vínculo com os clientes atuais se fortalece, porque eles nos veem aqui e sentem mais segurança em nosso produto. Muitos expositores já são nossos clientes e o encontro com eles gera credibilidade”, analisa César.   

MAIS - A Expo Indústria Maranhão 2022 é uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). A feira é correalizada pelo Sebrae-MA, Fecomércio e Governo do Maranhão e conta com o patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ENEVA, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, VALE e VLI. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário