quinta-feira, 7 de julho de 2022

Famosa por ser a preferida de muitos brasileiros, a iguaria movimenta a economia turística e pode ser encontrada de norte a sul do país

Esta quinta-feira (07) está mais doce, pois a data é momento de celebrar o Dia Mundial do Chocolate. Iguaria conhecida por adoçar a vida de muitos brasileiros e também do turismo nacional, o doce é hoje um atrativo encontrado em destinos brasileiros que são especialistas no chocolate, que vão da produção até a promoção da delícia, oferecendo receitas típicas e saborosas aos viajantes.

Por isso, o turista pode adentrar um mercado que proporciona desde visitas a plantações de cacau até contemplação de esculturas gigantes feitas inteiramente da iguaria. A Agência de Notícias do Turismo apresenta alguns destinos que são rotas do chocolate e ideias para conhecer a história, as tradições e, claro, comer o doce.

O tour da gostosura começa com uma combinação de friozinho, aconchego e açúcar. Especialistas na iguaria, as cidades de Gramado e Canela, ambas no Rio Grande do Sul, “respiram” chocolate. Por lá, é possível visitar inúmeras lojas, minifábricas e até um parque temático com mais de 200 esculturas produzidas inteiramente de chocolate. A Torre Eiffel, por exemplo, mede 4 metros de altura, pesa 800 quilos e demorou mais de 100 horas para ser produzida.

Subindo o mapa do Brasil, na região Sudeste, estão três cidades referências para os “chocólatras” de plantão. Famosas por serem sedes de grandes fábricas, Monte Verde (MG), que é um distrito do município de Camanducaia, Vila Velha (ES) e Caçapava (SP) fazem parte do tour da doçura. A primeira cidade tem uma relação com o chocolate desde 1978. Por lá, a fábrica produz mais de 100 tipos da iguaria e já virou atrativo turístico. O charme do município, com arquitetura europeia, deixa a visita ainda mais saborosa.

Já em Vila Velha e em Caçapava, turistas podem participar dos “chocotours”, que incluem passeio pelas fábricas e pela história do chocolate. Durante a visita, é possível acompanhar o processo de fabricação do produto e degustar bombons direto da produção.

CACAU NO BRASIL - Apesar de o Sudeste e o Sul abrigarem os destinos mais conhecidos para o consumo do doce, é no Norte e no Nordeste que estão os maiores produtores nacionais da matéria-prima do chocolate, o cacau. O Brasil é o 7º maior produtor mundial do fruto e a produção nacional se concentra, em grande parte, na Bahia e no Pará.

Visitando Ilhéus (BA), o turista vai conhecer a capital do cacau. O destino é ideal para quem quer entender todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações do fruto até o doce pronto para consumo. Na Rota do Chocolate estão inclusas visitas a fazendas de café e conhecer o processo de produção do cacau, (desde as plantações, seleção e secagem das amêndoas, até a transformação em chocolate). O turismo sustentável nas fazendas de cacau, com visitas guiadas, hospedagem e comida típica, tem sido uma das fontes mais rentáveis para os produtores de Ilhéus e região.

Já na ilha de Combu (PA), localizada nos arredores de Belém, o visitante tem acesso a chocolates 100% artesanais, feitos com o cacau plantado no terreno dos produtores. O doce é a segunda maior fonte de renda das famílias, perdendo apenas para o açaí. Mas a fama turística de Combu vai além do chocolate: a ilha oferece opções de lazer como passeio no rio Guamá e trilhas ecológicas.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário