terça-feira, 19 de julho de 2022

A federação das Indústrias celebra termo de cooperação técnica com empresa que trabalha com reciclagem e destinação de resíduos com ênfase na Logística Reversa de Equipamentos Eletrônicos. 

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) firmou termo de cooperação técnica com a empresa Thecno Eco Ambiental, que prestará serviços de forma gratuita para recolhimento e operação de transporte de resíduos sólidos eletrônicos e recicláveis que são gerados na sede da Federação. 

A parceria entre a Thecno Eco Ambiental e a FIEMA oficializa a cooperação mútua para desenvolvimento da logística reversa, fundamental para a conscientização e operacionalização referente à logística dos resíduos eletrônicos. O ato formaliza a responsabilidade de destinação correta de todos os seus resíduos coletados, emitindo certificados que rastreiam desde o gerador de resíduos até o destinador final. 

O vice-presidente executivo e presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA, Benedito Mendes, disse que a iniciativa visa estimular a responsabilidade ambiental com as práticas de conservação e uso eficiente dos recursos naturais, além de gerar emprego e renda, e ser mais uma potencial iniciativa do Sistema FIEMA no enfrentamento dos impactos ambientais, seguindo a diretiva da indústria sustentável, que foi tema da Expo Indústria Maranhão 2022 no mês de maio. 

“O resíduo é um produto primário e, quando ele se transforma por meio de um processo logístico, ele começa a ser processado e precisa da atuação da indústria que vai transformá-lo em produto. A importância disso é a distribuição de riqueza e, em segundo lugar, nós vamos despoluir o meio ambiente, então esse é o ponto estratégico desse trabalho,” afirmou Mendes. 

Os sócios-proprietários da empresa Thecno Eco Ambiental, o engenheiro civil, Diego Teixeira, e a administradora, Cilene Teixeira, ambos com MBA em meio ambiente, acreditam que umas das soluções para o sistema global é a reciclagem. Eles explicam que as atividades da empresa consistem no reaproveitamento de todos os materiais que tenham condições de retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de extrair mais elementos da natureza, evitando a contaminação do solo e da água. 

“Com a crescente preocupação com o descarte de lixo eletrônico, criamos programa de incentivo para a população (como vários coletores espalhado pela cidade) para a coleta do lixo eletrônico. Evitando assim que os resíduos sejam descartados diretamente na natureza, nas ruas ou junto com o lixo comum, pois essa atitude pode acarretar problemas ambientais e contaminações diversas. Por exemplo: podem contaminar o solo, o ar e os lençóis freáticos. E vemos nessa parceria que a FIEMA está consciente do seu papel nesse cenário”. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário