sexta-feira, 8 de julho de 2022

Com a finalidade de fornecer dados qualificados para que os empresários possam traçar estratégias assertivas de vendas, planejar investimentos e ter mais suporte para empreender, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) completou, no último mês, 11 anos como referência na fonte de informações econômicas no estado, por meio do seu Departamento de Pesquisa.

No dia 1ª de junho de 2011, a Fecomércio deu início à sua trajetória de estudos com o lançamento da primeira pesquisa econômica, na presença do então presidente da casa, José Arteiro da Silva e do economista responsável, Felipe de Holanda. O começo dessa jornada veio subsidiar a tomada de decisão do empresário maranhense, reforçando a missão institucional da entidade de fortalecer o empreendedorismo do setor do comércio de bens, serviços e turismo, com pesquisas mensais especializadas.

“Realizadas com o objetivo de traçar o perfil e as necessidades do comerciante e do consumidor de São Luís, os levantamentos posicionaram a Fecomércio num importante patamar de instituição do setor privado do estado, na produção e disseminação de dados econômicos qualificados, de forma gratuita, contínua e acessível”, avalia o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.

Ao longo de uma década, a Fecomércio, por meio do seu Departamento de Pesquisa, também se tornou fonte oficial de informação à imprensa, principalmente como referência para pautas econômicas, e, também, para subsidiar as produções da cena acadêmica do estado. Mensalmente, a instituição produz e divulga três levantamentos, com a parceria da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Por meio da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), a Fecomércio traça um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores de São Luís fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. Em outras palavras, a ICF traça um panorama antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos próprios consumidores, tornando-a uma ferramenta ideal para o planejamento do empresário do comércio e de outras atividades produtivas.

Já a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) fornece informações para orientar os empresários que utilizam o crédito como instrumento estratégico, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor ludovicense, com informações sobre o nível de comprometimento da renda das famílias com dívidas, contas e dívidas em atraso, além da sua percepção em relação à capacidade de pagamento e o acesso ao crédito.

O terceiro levantamento mensal realizado pela Fecomércio tem como objeto de estudo o próprio comerciante ludovicense. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é indicador mensal antecedente, apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo para detectar as tendências das ações do setor, do ponto de vista do comerciante.

Por meio da Icec, a instituição apresenta a percepção que os empresários têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo, entregando dados que incluem, entre os quais, a intenção de contratação de novos funcionários, percepção sobre a situação econômica, do seu setor e do seu negócio, e a avaliação sobre a situação dos seus estoques. Ou seja, o Icec torna-se uma ferramenta poderosa para o varejo, fabricantes, consultorias e instituições financeiras, apontando cenários para quem quer se planejar e investir melhor no seu negócio.

Nesta década de atuação, para além dos levantamentos mensais, o Departamento de Pesquisa da Fecomércio também tem se destacado como referência em levantamentos sobre a intenção de consumo nas principais datas comemorativas do calendário nacional. Nos períodos sazonais para o comércio – época nas quais a economia local torna-se mais aquecida – a capital maranhense ganha, de presente, dados estatísticos sobre o perfil de quem vai às compras, no Dia das Mães, Namorados, Pais, Crianças e Natal, abastecendo, mais uma vez, o empresário do comércio com informações qualificadas, de modo que ele possa desenvolver as melhores ações de vendas em cada período do ano.

Informação: Fecomércio-MA 

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