quinta-feira, 21 de julho de 2022

A parceria prevê a implementação de ações em áreas estratégicas para o fomento da ciência, tecnologia e inovação no estado. 

SÃO LUÍS – O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), Raimundo Arruda, recebeu na manhã desta quinta-feira (21/07), a visita institucional do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos.  

Durante o encontro, os gestores alinharam uma parceria entre as entidades que se dará por meio da assinatura de termo de cooperação. O acordo prevê cooperação técnico-científica na oferta de produtos e serviços nas áreas de inovação e educação tecnológica industrial que vai ofertar bolsas de iniciação científica para os alunos do SENAI desenvolverem pesquisas aplicadas.   

Raimundo Arruda falou das condições atuais do Maranhão no cenário do processo de inovação tecnológica e sobre as dificuldades que os micros e pequenos empreendedores maranhenses enfrentam com a realidade da falta de capacitação profissional e conhecimentos em empreendedorismo.  

Para o diretor regional do SENAI-MA a discussão precisa levar em consideração os atores que estão envolvidos no sistema da ciência, tecnologia e inovação no estado. Nesse sentido, ele entende que fomentar os municípios com conhecimento atualizado e inseri-los em uma cultura empreendedora é imprescindível para elevar o Maranhão da condição de estado pobre, com altos índices de exclusão social e econômica.  

“Vamos formar uma base, também, com o poder público e vamos começar de forma endógena, identificando as necessidades para articular todo esse processo de inovação. Nós entendemos que essa parceria com a FAPEMA é de suma importância e essa união vai aproveitar o potencial das instituições como vetor de desenvolvimento do Estado”, disse Arruda.  

A parceria interinstitucional estabelecerá ainda o aproveitamento de todo o potencial das duas instituições como estímulo ao desenvolvimento de uma agenda estratégica comum no campo da inovação científica e tecnológica.  

De acordo com André Santos, presidente da FAPEMA, a expectativa é de que cem alunos sejam contemplados com a parceria que vai agregar valor aos produtos criados que poderão ser aplicados socioeconomicamente na indústria e nas micro e pequenas empresas do Maranhão.  

“Nós como fomentadores de ciência, tecnologia e inovação no Estado, queremos dar um passo maior agora que é tentar promover ainda mais a inovação de ciência aplicada. Temos o SENAI como parceiro interessante e importante dentro dessa capilarização que a entidade possui no interior do Estado associado ao setor produtivo. Esse convênio é fundamental para oferecer opções de produtos e serviços consistentes ao desenvolvimento do setor produtivo no estado”, finalizou André Santos.   

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário