sexta-feira, 1 de julho de 2022

A Secretaria de Turismo do Maranhão divulgou nesta sexta-feira, 01, mais um boletim com dados referentes ao setor no Maranhão.  As pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo do Maranhão nos principais polos turísticos do estado entre os meses de março, abril e maio, apresentou resultados e informações relacionados a taxa de ocupação de hotéis, pesquisa nas agências de viagem online, perfil do visitante nos Centros de Atendimento ao Turista – CATs, quantidade de pesquisa nas redes sociais e dados de emprego e desemprego nas atividades características do Turismo do Maranhão. 

O levantamento apontou saldo positivo na maioria dos setores. Destaque para a taxa de ocupação de hotéis que está acima da metade no Polo São Luís e Lençóis Maranhenses, em maio a ocupação passou de 60% e, em junho, dados que ainda estão sendo consolidados passou de 90%.

“Depois de quase dois anos de restrições causadas pela pandemia conseguimos retomar a nossa tradição turística e atrair visitantes e investimentos para o Maranhão. Nossa taxa de ocupação de hotéis está em alta, mesmo num período considerado morno ao turista, o que comprava que estamos conseguindo divulgar o Maranhão não só para o centro do país, mas no mundo inteiro. Agora no São João a ocupação está ainda maior.  Isso representa geração de emprego, circulação de renda no comércio e crescimento econômico”, destaca o secretário Paulo Matos.

A maioria dos turistas no Maranhão é do sexo feminino (61,67%), tem entre 46 e 60 anos (28,97%) e são oriundos do estado de São Paulo e Pará. Em relação aos estrangeiros, destaque para os turistas franceses que representaram 37,93% dos visitantes no mês de março; 30,43% em abril e 15,38% em maio. Sobre o motivo da vinda ao Maranhão, 76,24% vieram a passeio, 46,29% chegaram de avião e 55,69% visitaram nosso estado pela primeira vez. 

Sobre o motivo da escolha do Maranhão como destino turístico, 47,10% decidiram por conversas com amigos e familiares e 23,80% por pesquisa nas redes socias. Alias, por falar em redes sociais, as hashtags “#maranhãodeencantos” “#meumaranhao” e “#materradeencantos” receberam mais de mil citações no Instagram.

No período trimestral os Centros de Atendimento ao Turista – CATs realizaram 3.466 atendimentos. As pesquisas nas Agências de Viagens Online (Online Travel Agencies), como booking.com, tripadvisor e hoteis.com revelou média de diária em São Luís, Barreirinhas e Carolina de até  R$ 300, nesses munícipios durante o período pesquisado. 

Por fim, o Maranhão apresentou saldo positivo de emprego no setor no segundo trimestre do ano com destaque para o serviço de alimentação que formalizou mais de 100 novas vagas de trabalho.  

A coordenadora do Observatório do Turismo, Letícia Cynara, destacou a importância e o objetivo da pesquisa como fator essencial para traçar estratégias de gestão que auxiliem Turismo. “Mais uma pesquisa que fechamos com saldo positivo, principalmente no setor de ocupação de hotéis e de empregos. O mais importante é que verificamos pelas redes sociais que as pessoas estão se surpreendendo positivamente com os destinos no Maranhão e isso já é um incentivo para voltar mais vezes ao estado”, finalizou.

Informações: Ascom Setur/MA
Foto ilustrativa: Internet 

0 comentários:

Postar um comentário