terça-feira, 30 de agosto de 2022

Capacitado para supervisionar os processos de toda a cadeia alimentar, desde o recebimento até o consumidor final

Para as empresas que trabalham com alimentação em geral, é necessário o conhecimento e contribuição desse profissional. Através da sua atuação, é possível implantar processos relacionados à Segurança dos Alimentos, garantindo o controle de qualidade da produção de alimentos em um local seguro e confiável. 

“O nutricionista assume a responsabilidade técnica das áreas de alimentação coletiva, indústrias de alimentos com diversas atividades como, por exemplo, elaboração de documentação obrigatória, cardápios, treinamento de colaboradores, planejamento de layout de áreas de produção, implantação das Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de alimentos”, revela Katia Souza, coordenadora de Segurança dos Alimentos do Grupo Mateus.

A qualidade da refeição servida e dos produtos alimentícios em suas diversas formas está diretamente ligada ao olhar apurado do nutricionista nos estabelecimentos. O nutricionista é um profissional que conhece os padrões higiênico-sanitários exigidos pelas legislações e é capacitado para supervisionar os processos de toda a cadeia alimentar, desde o recebimento até o consumidor final.

“A presença de um nutricionista atuante nos estabelecimentos passa credibilidade e segurança para os clientes, assim como para os órgãos fiscalizadores. E, para isto, é necessário sempre estar atento às legislações vigentes para que os procedimentos dentro das empresas sejam continuadamente adequados e conforme às leis”, destaca a coordenadora.

Papel do profissional

O nutricionista é um profissional da área da saúde responsável por planejar, executar e avaliar questões relacionadas à alimentação e aos alimentos em si. Além de atuar na prevenção, controle e tratamento de doenças, através de dieta e planos alimentares, o profissional de nutrição também é habilitado para atuar em diversas outras áreas relacionadas aos alimentos, além dos hospitais e clínicas.

“Nós, profissionais, somos responsáveis por supervisionar o processo, o estoque e até o estado de conservação nutricional dos alimentos e as características deles, com o propósito de garantir, com precisão técnica, a qualidade de produtos e serviços ligados à alimentação de alguma maneira”, pontua Katia.

Ela finaliza reforçando que o papel do nutricionista é de fundamental importância e vai muito além de apenas prescrever dietas. O profissional pode atuar em diversas áreas e agregar às empresas valores importantes no que diz respeito à alimentação. “É ele o responsável por tornar o organismo mais saudável e os ambientes mais seguros do ponto de vista sanitário, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar, prevenindo doenças e auxiliando melhor o funcionamento do organismo”.

Dia do Nutricionista

A data é celebrada anualmente em 31 de agosto e visa homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes.

Informação: Cores Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário