terça-feira, 30 de agosto de 2022

O sistema de inscrições já está aberto para candidatos de baixa renda solicitarem isenção do pagamento de taxa.


Começou nesta terça-feira (30) o período para solicitar inscrição gratuita no Processo Seletivo 2023 aos cursos técnicos de nível médio do IFMA. O IFMA está ofertando 6.515 vagas em cursos técnicos nos 29 campi da instituição, localizados em 27 municípios em todas as regiões do Maranhão. Todos os documentos relacionados ao processo de seleção (editais, avisos, resultados) e links para inscrições estarão sempre disponíveis no site Estude no IFMA.

A isenção da taxa de inscrição pode ser requisitada por candidatos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como Auxílio Brasil e PETI) e que sejam membros de famílias de baixa renda. Os pedidos podem ser feitos pela internet até o dia 14 de setembro.

Aqueles que não têm o perfil para solicitar a isenção devem aguardar o período para inscrições com pagamento de taxa no valor de R$ 30. O prazo das inscrições pagas vai de 23 de setembro a 24 de outubro, sendo que a data final para o pagamento é o dia 25 de outubro.

Provas - Este ano, a seleção ocorre por meio de prova escrita com 30 questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. O exame será aplicado no dia 27 de novembro e o conteúdo programático pode ser encontrado no Anexo IX do Edital nº 89/2022.

Formas de oferta - Há três tipos de cursos técnicos, conforme a forma de oferta. Os cursos integrados são para quem ainda vai cursar as disciplinas regulares do currículo do ensino médio, e ao mesmo tempo receber a formação técnica na área desejada. Os concomitantes são para quem está matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino e pretende aprender paralelamente os conhecimentos técnicos de um curso profissionalizante. Já os subsequentes são destinados a quem já concluiu o ensino médio, mas tem intenção de se formar em uma carreira específica para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Sistema de Cotas - Em cada curso ofertado, cinquenta por cento (50%) das vagas serão destinadas a candidatos egressos de escola pública, em atendimento à Lei Nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso de alunos tanto nas universidades federais quanto nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Desse percentual destinado a candidatos egressos de escola pública, a metade (25% do total de vagas) se reserva aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, e a outra metade (25% do total de vagas) é reservada a candidatos oriundos de famílias que recebem acima dessa faixa de renda per capita. Em cada metade, são garantidos os percentuais de 77% das vagas a autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e de 5% a pessoas com deficiência.

Informação: Assessoria de Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário