Dia dos Pais celebra o amor e a união entre pais e filhos, mas também os desafios de quem empreende junto. Conheça histórias de pais e filhos que escolheram empreender juntos ou se inspiraram no pai para começar um negócio.
![]() |
César Guimarães, gerente de Soluções Empresariais do Sebrae/MA. |
O Dia dos Pais, comemorado neste domingo (14/08), vem se destacando como uma das datas mais representativas para o comércio. Costuma aquecer as vendas, com a venda de presentes e lembrancinhas para os papais.
No Brasil, a data tem estreita ligação com as empresas familiares, que segundo dados do IBGE (2021), representam a ampla maioria dos negócios formalizados no país, cerca de 90% destes, respondendo por cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e por 75% dos empregos gerados.
Histórias como as de Olavo Neto e seu Olavo Malta, de Caxias (MA) e de Gilvandro Oliveira (Ecopousada Vila Capininga, em Santo Amaro/MA) e seu José de Ribamar, já falecido, ilustram bem esse perfil e o desafio de consolidação de um negócio que tem a família como berço e envolvem aspirações de gerações inteiras. Os dois empreendimentos são clientes do Sebrae, atendidos pela Unidade de Caxias e de Lençóis-Munim, respectivamente.
Segundo o gerente da Unidade de Soluções Empresariais do Sebrae no Maranhão, César Guimarães, não são poucos e nem fáceis os desafios de pais e filhos que empreendem juntos. Capacidade para conciliar conflitos, planejamento da sucessão, abertura para novas ideias e uma boa dose de amor e entendimento podem fazer toda a diferença.
“O primeiro grande desafio que vejo é o choque de gerações, de estilos de lideranças e a falta de uma preparação para a sucessão. Os pequenos negócios sofrem mais com a gestão das empresas familiares, pois não se preparam para esse momento. Via de regra nos negócios familiares, a grande maioria dos filhos herdaram dos pais o negócio e ficam perdidos na gestão do empreendimento. É importante a empresa adotar no seu planejamento um processo gradativo de sucessão e de preparação de uma liderança para assumir essa gestão e também buscar conciliar objetivos e aspirações, procurar capacitação e, no dia a dia, estabelecer o diálogo, o respeito e os interesses da empresa como estratégia”, assinala o gerente.
Desafios e Prazeres
Superadas essas dificuldades, o prazer de atuar junto com quem se ama, realizando juntos, costuma compensar. Mas, a gestão das empresas familiares exige o exercício permanente da confiança entre os envolvidos e maturidade para gerir possíveis conflitos. “Como em qualquer negócio, a empresa familiar também precisa ser gerida de forma efetiva e responsável. Pais e filhos devem conversar e planejar todos os processos, a fim de alinhar as expectativas do negócio”, enfatiza o gerente regional do Sebrae em Caxias, Stenio Pinheiro.
É o que se vê na empresa idealizada por Olavo Malta, que iniciou o negócio em uma época muito diferente de hoje. “Quando Olavo Neto começou na empresa, ele veio com novas ideias, outra forma de ver o negócio; e a mesma coisa aconteceu com Thiago, que já é de outra geração. Eu sempre precisei ter uma mente aberta para entender que os processos mudam e aceitar a opinião dos meus filhos. Juntos nós analisamos e decidimos o que é melhor para a empresa e exercemos a paciência, para ambos os lados”, destacou o empresário.
![]() |
Pai e filhos fazem juntos a gestão das lojas Confortos |
De pai para filhos - Junto com os filhos Olavo Neto e Thiago, seu Olavo Malta, comanda uma das maiores empresas de Caxias, a ‘Confortos’ – bebê, kids, teen e adultos, criada em 1989, numa área de cerca de 15 m2, trabalhando na venda de roupas para recém-nascidos. Hoje, com 33 anos de história, a Confortos conta com uma estrutura de cerca de 500m2, uma Empresa de Pequeno Porte, com uma equipe de 23 colaboradores.
Para além dos desafios, a gestão familiar também tem seus prazeres. “É maravilhosos estar com meus filhos e fortalecer diariamente nossa relação. Somos uma família unida, temos um diálogo aberto sobre questões pessoais e profissionais e sempre tento mostrar para eles o quanto esses momentos são valiosos, ensinando e aprendendo com eles”, acrescenta Olavo Malta.
“Desde criança eu me envolvi nas ações da loja, ajudando meu pai e vendo o quanto ele amava aquele lugar. Eu fui inspirado por ele e decidi muito cedo que também queria fazer parte do negócio. Ele é o meu maior exemplo e quero repassar os valores que aprendi com ele ao meu filho também, que tem três meses”, ressaltou Olavo Neto.
E o exemplo do pai também inspirou o filho mais novo, Thiago, de 20 anos“ Na minha adolescência pensei em seguir outra carreira, mas comecei a vivenciar a rotina de trabalho com meu pai e meu irmão e acabei me encontrando na vida. Hoje, estou concluindo o curso de Administração e também pretendo continuar ajudando o negócio da nossa família a se fortalecer cada vez mais”, frisou Thiago.
Inspiração para empreender
Seu José de Ribamar Oliveira já não está entre nós. Talvez por isso mesmo, muito dele e de sua vida terrena pairam como inspiração e força motivadora para os irmãos Gilvandro e Gilvana Oliveira, e para o sobrinho Matheus.
Vem do exemplo de seu José, no dia a dia, a inspiração para fazer da Ecopousada Vila Capininga, instalada em Santo Amaro/MA desde 2019, um negócio de sucesso onde contam muito o respeito mútuo, o diálogo, os objetivos em comum e disposição para resolver os conflitos e eliminar possíveis dificuldades, porque o faz a diferença, no final, são os interesses e a consolidação da empresa.
![]() |
Gilvandro Oliveira, da Ecopousada Vila Capininga em Santo Amaro, herdou do pai o talento para empreender. |
Exemplo e inspiração - Gilvandro conta que cresceu vendo o pai empreender. Seu José de Ribamar, um engenheiro agrônomo dos bons, desenvolveu vários empreendimentos ao longo da vida. Atuou no segmento de avicultura em São Luís, sendo um dos pioneiros, a perceber as grandes oportunidades do setor imobiliário com o crescimento da cidade de São Luís, onde empreendeu com vários projetos de loteamentos, além de prestar consultorias para elaboração de projetos agrícolas e imobiliários para muitas para empresas e clientes fiéis.
“A Ecopousada Vila Capininga é um empreendimento que traz em sua essência fundamentos e habilidades adquiridos enquanto pudemos conviver com o nosso pai. Somos um empreendimento familiar, no qual os irmãos dividem tarefas e responsabilidades, agregando a outras atividades e empreendimentos que temos juntos. O empreendedorismo sempre foi latente em nossa família, fundamentado nos aprendizados que tivemos com o nosso pai, que sempre foi a nossa inspiração. Nos momentos difíceis, pensamos em como ele agiria para resolver aquele determinado problema e tudo parece se tornar mais claro”, explica Gilvandro.
Definição clara de papeis na gestão do negócio, divisão de responsabilidades e a percepção dos riscos assumidos para aproveitamento das oportunidades são fatores que, segundo Gilvandro Oliveira, contribuem muito para que o empreendimento venha se consolidando no boom turístico que o município de Santo Amaro tem vivenciado. “Temos objetivos claros e, por inspiração do meu pai, que era agrônomo, sabemos do cuidado que devemos ter com o patrimônio ambiental dessa região, nos esforçando para a mais ampla integração da pousada com essa questão, no sentido de oferecer aos nossos cientes, vivências únicas, assinala o empresário.
A Vila Capininga Ecopousada oferece restaurante, bar, jardim e Wi-Fi gratuito e acomodações para famílias, com varandas amplas em conexão com a natureza, junto com opções de café da manhã . “Todos os quartos possuem varanda térrea com vista para os jardins. A Vila Capininga Ecopousada oferece ao visitante tratamento especial. Mais do que clientes, eles se tornam amigos e nos ajudam a divulgar o negócio, lição que também aprendemos em casa: um amigo vale muito, muito mesmo”, frisa Gilvandro Oliveira.
Para celebrar o Dia dos Pais, ele preparou sorteio de brindes personalizados da pousada e alguns descontos para papais e filhos que estiverem na Vila Capininga neste final de semana. “Ações simples, que revelam a atenção para com os nossos hóspedes e o desejo que eles voltem e sejam partes dessa família que estamos consolidando, com união e um olhar para as oportunidades que a hotelaria de afeto oferece”, conclui o empreendedor.
Informação: Sebrae MA
0 comentários:
Postar um comentário