quarta-feira, 31 de agosto de 2022

 

Na manhã desta segunda-feira, 05 de setembro, às 12h45, pousará o primeiro voo comercial no Aeroporto Regional de Barreirinhas, da empresa Azul Linhas Aéreas, a bordo da aeronave Cessna Grand Caravan.

O voo partirá de Aracati, no Ceará, com destino a Fortaleza; da capital cearense, e decola para Jericoacoara; a parada seguinte será em Parnaíba, já no Piauí e, de lá, o voo segue para Barreirinhas, a terceira base de operações da Azul. A última parada será em São Luís. No sentido contrário, o voo de volta parte da capital maranhense e cumpre o mesmo trajeto

O voo inédito, que irá conectar os quatro destinos da Rota das Emoções, foi viabilizado pelo Governo do Maranhão juntamente à Azul Linhas Aéreas, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

No último dia 14 de junho, o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Júnior, recebeu o assessor da presidência da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, em vistoria ao Aeroporto Regional de Barreirinhas, recepção que contou, ainda, com o secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos. O objetivo da inspeção foi verificar as condições do aeroporto, a fim de atestar que a infraestrutura estava pronta para receber a nova rota da companhia, que se inicia agora, dia cinco de setembro.

Toda a rota será realizada a bordo da aeronave Cessna Grand Caravan, em uma experiência única de explorar as belezas do litoral nordestino, com um voo panorâmico que vai ressaltar a região litorânea desde o Ceará até os Lençóis Maranhenses, passando pelo Delta do Parnaíba, no Piauí.

Estrutura do Aeroporto

A estrutura do Aeroporto Regional de Barreirinhas dispõe de espaço para embarque, desembarque, banheiros no primeiro e segundo pavimento, incluindo instalações próprias para pessoas com deficiência física, saguão, área de exposição, restaurante, lojas e um anexo para área administrativa. Além disso, o projeto conta com uma das poucas pistas que possui três áreas de giro.

A Seinc é responsável pelas homologações e gestão dos aeroportos regionais do Maranhão. A atuação do Governo do Estado, por meio da Seinc, iniciará, em breve, voos comerciais regionais em outros aeroportos do interior do estado conforme tratativas em curso, com regularizações e reformas.

E empresa Esaero foi a ganhadora da licitação realizada pela Seinc e será a responsável pela administração do Aeroporto de Barreirinhas, operacionalizando os aluguéis de áreas comerciais no terminal de passageiros, licitação de áreas destinadas à construção de hangares, taxas de embarques dos voos regulares regionais, taxas de pouso e decolagens, entre outras atividades.

Um dos objetivos da contratação é tornar o aeroporto auto sustentável em médio prazo, com a exploração de pontos comerciais no sítio aeroportuário.

A empresa Esaero Airports é uma plataforma de negócios diversificada, voltada para vários segmentos do complexo aeroportuário, pertencente ao Grupo TW8, uma holding empresarial voltada para a gestão da infraestrutura aeroportuária e dos serviços auxiliares do transporte aéreo. A empresa é responsável por administrar e operar aeroportos, estando presente em mais de 11 aeroportos pelo Brasil.

Fonte: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário