quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Com o intuito de promover acesso às legislações e a todo o contexto que envolve o diagnóstico, o tratamento e o cuidado de pacientes com uma condição rara de saúde, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), lança o curso “Empoderamento das pessoas com doenças raras”. A capacitação é gratuita, tem início imediato e as matrículas podem ser realizadas por meio da plataforma saiteava.org.

O curso é disponibilizado na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e tem como foco apresentar os processos que caracterizam o empoderamento das pessoas com condições raras de saúde, a relação entre políticas públicas e os direitos humanos nesse cenário e os impactos que a participação social e do Estado exercem na vivência das pessoas que integram essa população.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com versão, também, para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos, material em PDF, recurso multimídia, e-book e questionário.

Ofertado em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o curso tem como público-alvo pessoas com condições raras de saúde, familiares, gestores e profissionais dos mais diversos âmbitos interessados na capacitação.

Temáticas abordadas

Com carga horária de 30 horas, a capacitação apresenta as seguintes temáticas: Conceito e empoderamento da pessoa com doença rara; fundamentos da participação social e estrutura do Estado, seus poderes e ciclo de políticas públicas; transparência para as organizações não governamentais; aspectos psicossociais existentes na vida de pessoas com doenças raras; entre outros.

Saiba mais

O curso “Empoderamento das pessoas com doenças raras” faz parte do Programa de Formação Capacitação e Informação em Doenças Raras. Atualmente, o Programa conta com mais três módulos disponíveis ao público: Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico; Voluntariado no campo das doenças raras; e Políticas públicas para pessoas com doenças raras. 

Ao todo, o Programa é composto de seis cursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais (sem a mediação de tutores). Nessa modalidade, o cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis para inscrições no ambiente virtual de aprendizagem - o SAITE AVA. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Informação: DTED-UFMA

0 comentários:

Postar um comentário