O segundo dia do evento no município supera as expectativas em relação ao público e à procura pelos serviços. Crianças e adultos lotaram as tendas de atendimento durante todo o dia. Ação social segue até esta quinta, 15
ITAPECURU-MIRIM – A casa do montador industrial José Ribamar Miranda Monteiro, de 65 anos, é próxima à Praça Gomes de Sousa, onde o SESI Itinerante está instalado, no município de Itapecuru-Mirim. "Eu moro aqui perto, há dias observo o movimento, a montagem, e hoje resolvi vir pra uma consulta odontológica. É uma ação muito boa essa aqui, principalmente pra mim, que pra ir no médico tenho que pagar particular, é difícil".
Já a lavradora Maria Francimere da Paixão Silva mora um pouco mais afastado da cidade, no povoado de Monte Cristo, localizado a 35 km de Itapecuru. "Quando eu soube desses três dias de consulta aqui, foi a primeira coisa que eu falei pro meu marido, pra gente vir logo. Graças a Deus tem essa consulta aqui, perto da gente. Esses médicos, a possibilidade de fazer esses exames, porque é muito difícil pra gente ir se consultar em São Luís”.
De perto ou de longe, homens, mulheres e crianças participam ativamente da ação SESI Itinerante em Itapecuru, todos em busca do mesmo objetivo: cuidar da saúde. Entre os diversos atendimentos gratuitos que estão sendo prestados pela entidade do Sistema FIEMA, estão: consultas oftalmológicas, odontológicas, pediátricas, com o clínico geral, circuito saúde (aferição de pressão etc.), exames laboratoriais, eletrocardiograma, farmácia básica, além de recreação infantil.
No segundo dia da ação no município, o superintendente regional do SESI, Diogo Diniz Lima, destacou a participação da população na iniciativa e os diferentes públicos em atendimento. "Temos três grandes públicos, aqui: o da Educação, as crianças, que estão nos atendimentos de odontologia, oftalmologia, clínica geral e pediatria, fora a recreação; o público do interior daqui de Itapecuru, especialmente da comunidade de Monte Cristo e Sobradinho; e também a comunidade local, da sede. Então, nós conseguimos lotar todos os serviços, e atender além da capacidade previamente estabelecida, o que é uma satisfação muito grande pra gente, demonstrar essa capacidade de atendimento do SESI, e acolher da melhor forma possível nesse importante serviço social que nós levamos, que é o SESI Itinerante”, ressaltou o gestor.
UNINDO COMUNIDADE E INDÚSTRIA - O atendimento foi para todas as idades. Seu José Ribamar, que mora perto da praça, é idoso. Maria Francimere, lá do povoado Monte Cristo, ainda não chegou aos 40 anos. Mas o SESI Itinerante também teve espaço para as crianças, em especial, nesse segundo dia, as atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Assistência Social da Secretaria Municipal de Saúde de Itapecuru-Mirim, que também marcaram presença no evento. Elas participaram de uma ação educativa com os dentistas do SESI Itinerante, que incluiu aplicação de flúor. Além disso, se divertiram na recreação com os palhaços Pingão e Pirulito.
“As crianças estão aproveitando, vieram fazer a limpeza dos dentes, no setor odontológico, e isso é maravilhoso. Ainda participaram de brincadeiras educativas com os palhaços, que fazem parte da ação, e elas estão muito felizes em participar desse momento”, agradeceu a orientadora social do município, Sônia Silva.
O SESI Itinerante foi criado para unir comunidades e indústrias por meio dos serviços oferecidos pelo SESI nos municípios maranhenses. A ação contribui para transformações sociais estruturantes, buscando melhorar o acesso da população aos seus direitos essenciais, contribuindo para o desenvolvimento integral dos cidadãos e para a construção de uma sociedade mais justa. O projeto atua junto a municípios de baixo IDH, comunidades mais vulneráveis, comunidades rurais, ou localidades impactadas por intempéries, como enchentes.
Em Itapecuru, a ação social do SESI segue até esta quinta-feira, 15, das 8h às 17h, na praça principal da cidade, em frente à prefeitura municipal e à unidade SESI Indústria do Conhecimento.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário