terça-feira, 27 de setembro de 2022

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (IMPUR) e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), entrega nesta terça-feira (27), às 17h, na Praça do Pantheon, os 18 bustos de personalidades maranhenses das artes e das letras que passaram por obra de conservação e também a instalação de 6 novos bustos.

A Praça do Pantheon faz parte do Complexo Deodoro, que engloba ainda a Praça Deodoro e as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, no Centro de São Luís. No passado, funcionou no local o Quartel Militar do 5º Batalhão de Infantaria, que foi construído entre 1793 e 1797, e tinha capacidade para 1.333 praças, em uma região conhecida como Campo do Ourique. A construção ocupava o espaço onde hoje se localizam a Praça do Pantheon, a Biblioteca Pública Benedito Leite e o Sesc.

Com a demolição do Quartel, no final da década de 30 (e sua transferência para o bairro do João Paulo, em 1941), foi construída a Biblioteca Pública Benedito Leite, em 1950; e a Praça do Pantheon ganhou a atual denominação em sessão da Câmara Municipal de 29 de março de 1954, por sugestão do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

Outras denominações também foram dadas para o logradouro, como Largo do Quartel (área da frente), que mais tarde passou a se chamar Praça da Independência (1868); e Largo da Pirâmide (área posterior), no local onde foi construído o obelisco da Pedra da Memória (1844), em homenagem à coroação de D. Pedro II, e que foi transferido para a Avenida Beira-mar, em 1946.

A lei n.º 3.697, de 20 de abril de 1998, designa a Praça do Pantheon como local de homenagem póstuma, oficial e permanente àqueles que tenham prestado relevante contribuição às letras e às artes no Maranhão. Essa lei, em seu artigo 2º, condiciona a Academia Maranhense de Letras a colocação de qualquer novo busto na Praça:

“Art. 2º A colocação de qualquer novo busto, na Praça do Panteon, fica condicionada à prévia anuência da Academia Maranhense de Letras, que indicará ao Executivo Municipal os nomes dos que deverão ali ser homenageados, considerando a história e secular contribuição maranhense às Letras, às Artes, à Ciência e à Política brasileira.” 

Os bustos, que sempre foram referência da Praça, passaram pelos serviços de lavagem, desengorduramento e halogenização. A empresa SERENARTH foi a responsável pelos serviços de conservação dos monumentos e confecção das 7 novas esculturas. As 18 personalidades homenageadas até a retirada dos bustos para conservação são: Clodoaldo Cardoso, Gomes de Sousa, Henriques Leal, Arthur Azevedo, Urbano Santos, Dunshee de Abranches, Nascimento de Morais, Gomes de Castro, Bandeira Tribuzzi, Maria Firmina, Arnaldo de Jesus Ferreira, Ribamar Bogéa, Coelho Neto, Raimundo Corrêa, Raimundo Teixeira, Raimundo Corrêa de Araújo, Silva Maia e Josué Montello.

Foi confeccionado um novo busto de Humberto de Campos Veras (Humberto de Campos), que foi roubado em 2005, e agora retorna ao Pantheon Maranhense. 

Além dessas figuras ilustres, mais 6 intelectuais serão imortalizados, tendo seus bustos inaugurados na Praça: Nascimento de Morais Filho, Celso Tertuliano da Cunha Magalhães (Celso Magalhães), Jomar da Silva Moraes (Jomar Moraes), Joaquim Manuel de Sousa Andrade (Sousândrade), Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo (Aluísio de Azevedo) e José Ribamar Ferreira (Ferreira Gullar).

Texto: Ascom
Foto: Ilustrativa/Internet 


0 comentários:

Postar um comentário