quinta-feira, 15 de setembro de 2022

“O Patrimônio nas Escolas” é o nome do programa que a Prefeitura de São Luís lança, nesta sexta-feira, às 15h, no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM). A iniciativa tem como objetivo levar à comunidade escolar da rede municipal de ensino o tema da educação patrimonial, possibilitando o desenvolvimento de uma maior compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal da cidade de São Luís, em especial seu Centro Histórico, tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial.

O programa, que une a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai envolver mais de 345 mil estudantes do 6º ao 9º ano, bem como da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que receberão material paradidático sobre o tema. Além disso, haverá capacitação dos professores e monitoramento da aplicação do programa nas salas de aula.

Os alunos receberão livro paradidático destinado para cada série. A função da ferramenta será auxiliar o aprendizado dos estudantes usando uma linguagem mais lúdica, por meio da qual será possível entender a relação entre o que aprendem em duas ou mais disciplinas.

A proposta do livro é envolver o aluno em histórias divertidas com informações e curiosidades do universo do Patrimônio Cultural da Ilha de São Luís e seus bens reconhecidos pela Unesco, pelos órgãos de patrimônio do Estado e do Município e as representações culturais que fazem parte da memória afetiva das comunidades e que também estão presentes nos bairros e regiões da cidade.

Além dos livros para os estudantes, será feita uma publicação dirigida aos professores com conceitos sobre o patrimônio cultural da Ilha de São Luís e sugestões de como trabalhar o tema em sala de aula.

“Em um contexto marcado por dilemas sociais, o exercício da cidadania por parte do povo ludovicense está associado à valorização da memória, história e cultura da cidade, sendo urgente a necessidade de implementar políticas públicas que trabalhem tais aspectos de forma mais abrangente e eficaz e ajudem os indivíduos a se perceber e compreender seu papel nas circunstâncias diversas que coexistem ao seu redor”, destaca a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.

A secretária de Educação, Caroline Marques, ressalta que a pluralidade cultural é um dos temas propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). “A educação patrimonial possibilita a professores e alunos novos olhares sobre os diversos aspectos que compõem a cultura local, estimulando o sentimento de pertencimento a uma sociedade por meio do reconhecimento de sua história, memória, tradições e modos de vida presentes no dia a dia”, completa a titular da Semed.

Serviço

O quê: Lançamento do programa “O Patrimônio nas Escolas”, voltado para alunos da rede municipal de ensino do 6º ao 9º ano e da modalidade Educação de Jovens e Adultos

Onde: Associação Comercial do Maranhão

Quando: Sexta-feira (16), às 15h


Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário