A expectativa do SESI-MA é de realizar 5 mil atendimentos em Rosário
SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) estará com a caravana itinerante da saúde no município de Rosário de 27/09 a 30/09. A praça da Apoteose, em São Simão, e o povoado de São Miguel vão receber as unidades móveis de saúde onde serão oferecidas consultas clínicas, oftalmológicas, odontológicas e pediátricas; além de testes rápidos, massagens, exames laboratoriais, oficinas de alimentação saudável e ações culturais.
Em todos os locais que a caravana do SESI Itinerante chega são realizadas parcerias, a exemplo de prefeituras e organizações não-governamentais locais. O objetivo é desenvolver e apoiar de forma colaborativa iniciativas que buscam melhorar o acesso da população aos seus direitos essenciais. O SESI Itinerante já visitou, entre outros municípios, Itapecuru-Mirim, Humberto de Campos e Mirador, além do bairro da Liberdade e da Vila Industrial, em São Luís, que recebeu a caravana neste sábado e domingo (25 e 26/09).
O superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, explicou que o Projeto SESI Itinerante nasceu da premissa de unir as comunidades e as indústrias para disponibilizar um arcabouço de serviços aos municípios maranhenses dentro do escopo de atuação do SESI. “O Serviço Social da Indústria é um parceiro sensível à problemática social e econômica do nosso estado e tem um papel social que as indústrias assumem perante a sociedade”, disse.
SESI itinerante na Vila Industrial - O SESI-MA esteve com a caravana da saúde no bairro da Vila Industrial, neste sábado e domingo (25 e 26/09), durante todo o dia realizando diversos serviços de saúde para a comunidade e realizou 1.300 atendimentos.
A assessora do SESI-MA, Lenildes Silva, informou que o projeto é o resultado da parceria da entidade com o Centro Comunitário e as igrejas católica e evangélicas da comunidade e que, além das consultas médias, foi oferecido o serviço de imunização contra a COVID- 19. “Essa foi uma demanda da comunidade que também fez questão das oficinas de alimentação saudável”.
José Assunção, Líder do Centro Comunitário do bairro Vila Industrial, disse que a comunidade só ganha com os serviços do SESI-MA. “Essa ação é maravilhosa, pois nós temos muitas dificuldades porque estamos na zona rural. Esse é um presente para gente. Temos pessoas que nunca foram vacinadas contra a Covid-19. Nós estamos sendo afortunados com a presença da caravana de saúde do SESI”.
Seu Antônio Cipriano Santos, 77, lavrador aposentado, tomou apenas a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 porque não tinha como se deslocar para os postos de vacinação. “Eu estou achando tudo isso aqui muito bom! Primeiro, porque essa vacina eu nunca mais tinha tomado, pois moro muito longe do posto. Aí eu consultar também para ver a minha diabetes e a pressão. Eu só agradeço esses médicos que vieram atender a gente aqui!”
A Clínica Geral, Camila Lindoso, observa que os pacientes atendidos pela itinerância do SESI-MA são desassistidos e não possuem hábito de ter um acompanhamento médico mensal ou anual. “O papel que o SESI exerce é fundamental, pois ajuda a comunidade nesse acompanhamento médico. Nós tentamos resolver a maioria das necessidades aqui logo, porque a comunidade é carente e fica distante do centro.”
Durante a ação, o SESI ofertou oficina de pintura na pele para crianças. “Eu vim consultar da vista e minha filha, Layla Sofia, olhou de longe e quis vir pintar o rosto. Isso é bom porque a gente ocupa as crianças enquanto espera a consulta”, disse Caroline Rocha, doméstica.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário