sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Criatividade do povo brasileiro foi apresentada pelo Ministério do Turismo por meio de oficinas, apresentações e atividades interativas

No último dia da 49ª Abav Expo, considerada a maior feira de turismo do país, o Ministério do Turismo (MTur) presenteou os visitantes do estande da Pasta com mais uma rodada de oficinas e atividades interativas. Para esta edição do evento, o MTur trouxe experiências criativas de um Brasil apresentado para o turista pelo olhar do morador local. Com as oficinas de artesanato, o Cozinha Show e mostras de arte (como a exposição de obras de artesãos da Paraíba), o Ministério marcou o visitante por meio de uma conexão com o turismo de experiências, que tem crescido cada vez mais no pós-pandemia.

No último Cozinha Show desta edição da feira, a primeira chef a se apresentar foi Negralinda, da Ilha de Deus (PE), que ensinou aos presentes um pouquinho da Gastronomia do Mangue, com sua famosa Mariscada da Ilha de Deus. A chefe comanda o Bistrô da Ilha de Deus e faz um trabalho social fortíssimo de empreendedorismo na comunidade, levando à população não apenas as delícias culinárias, mas também conhecimento e informação.

Depois, foi a vez dos chefs Léo Coalhada e Zeca Amaral tomarem conta do espaço, preparando receitas com produtos do Brasil Rural. O prato de encerramento da 49ª Abav Expo preparado por eles foi o Mantaqueira, um prato que mescla calda de abacaxi com cachaça.

Para encerrar as atividades da atividade, o chef Lui Veronese voltou para a atração para trazer ao público uma Galinhada com Pequi de “comer com os olhos” e claro, encher o prato e apreciar a delícia típica da região Centro-Oeste do Brasil.

Assim como o Cozinha Show, a oficina de artesanato do estande do MTur também deu um show à parte. Primeiro, os participantes tiveram acesso a oficina  “Criar para Encantar: Roteiros de Turismo Criativo”, com a empreendedora Cynthia Clause. Depois, foi a vez da criatividade se misturar com o empreendedorismo e formar a oficina “Empreendedoras do Turismo Criativo”, que também foi apresentado por Cynthia Clause, juntamente com Elis Almeida e Patrícia Magalhães.

Além de colocar a “mão na massa” por meio de seis oficinas criativas com atividades de tecelagem, confecção de máscaras e adereços carnavalescos, artesanato em conchas de marisco, ou, ainda, aprendendo e degustando ingredientes nacionais e sabores do país, o visitante do estande do MTur pôde vivenciar uma experiência artística e conhecer a criatividade do povo brasileiro por meio das 12 cidades brasileiras que compõem a lista de Cidades Criativas da Unesco. A websérie do Ministério intitulada “Cidades Criativas do Brasil” foi apresentada ao público da feira e pôde mostrar um pouco mais das riquezas culturais de cada uma dessas cidades.

O Brasil é o 3º país com maior número de cidades criativas. Desde 2004, a Unesco reconhece mundialmente o trabalho dessas cidades no desenvolvimento da economia criativa, através de projetos turísticos e culturais. No Brasil, as cidades que compõem a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco são: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design, Recife (PE) e Salvador (BA), no campo da música; João Pessoa (PB), na área do artesanato e artes populares; Santos (SP) no campo do cinema e Campina Grande (PB), no campo das artes midiáticas.

A websérie que trata dessas cidades está sendo apresentada na TV Brasil todos os sábados. Enquanto vigorar a exibição do bloco eleitoral, a série será exibida às 13h45. Com o fim do período eleitoral, os vídeos serão apresentados em novo horário: às 12h15. A cada sábado, são transmitidos os episódios de duas cidades, durando cerca de 10 minutos cada um.

PALESTRAS – Em mais um momento de troca de conhecimento na Vila do Saber, a 49ª Abav Expo também apresentou palestras gratuitas e abertas ao público. Entre elas, a palestra “Acessibilidade Comunicacional: turismo e acolhimento”, ministrada por Liliana Barros Tavares, Gestora da COM Acessibilidade Comunicacional. Na troca de saberes, a abordagem foi sobre pessoas com deficiência visual e auditiva, que geralmente são negligenciadas pelos pacotes turísticos e pelas hospedarias. A conversa mostrou caminhos para que sejam realizados passeios mais inclusivos, além da busca pela sensibilização toda a cadeia de serviços que envolve o turismo para que dê mais atenção ao tema.

Destaque também para a palestra “Sabores pelo Brasil – Destinos Turísticos e Gastronomia”, com coordenação de Felipe Queiroga, Gestor do Sesc de Sirinhaém (PE). O palestrante explicou que a gastronomia reflete a identidade de um povo ou grupo social por meio de seus hábitos e costumes alimentares. Ressaltou a exuberância de ingredientes naturais e a pluralidade advindas de culturas de matrizes africanas, indígenas, europeias, dentre tantas outras, que tornam a gastronomia brasileira singular. Queiroga explicou, ainda, que essa pluralidade atrai turistas e torna a visita aos destinos brasileiros uma experiência única.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário