quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Tema foi assunto de encontro promovido nesta terça-feira em Salvador e contou com a presença do ministro do Turismo, Carlos Brito

Símbolo da gastronomia e da cultura brasileira, o acarajé da Bahia tem, nas baianas do Acarajé, a representação das guardiãs do modo de fazer a iguaria e de sua preservação. Pensando nisso, o ministro do Turismo, Carlos Brito, participou na tarde da última terça-feira (25.10), em Salvador (BA), de uma reunião de trabalho que marcou o compromisso do governo federal com a Revalidação e Ampliação da abrangência do título atribuído ao Ofício das Baianas do Acarajé, um patrimônio do Brasil.

Acompanharam o ministro a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto; o presidente da Embratur, Sílvio Nascimento; e o secretário nacional de Atração de Investimentos, Heitor Kadri. O encontro, que contou, ainda, com a presença de representantes da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), foi realizado na Casa dos Sete Candeeiros, sede do Iphan na capital baiana.

Durante a reunião, os representantes do governo federal se colocaram à disposição para assegurar a ampliação da abrangência do título atribuído ao Ofício das Baianas do Acarajé para todo o Brasil, permitindo que baianas que trabalham em outros estados, e não apenas na Bahia, sejam beneficiadas com políticas públicas e ações de apoio e incentivo ao ofício.

Após o encontro, acompanhado da presidente da Abam, Rita Santos, o ministro conheceu o Memorial das Baianas do Acarajé, no Pelourinho, e que contou com recursos do Ministério do Turismo para sua revitalização.

GASTRONOMIA - A gastronomia é o terceiro maior indutor de viagens no mundo e é um grande trunfo do Brasil no cenário mundial, além de um importante diferencial competitivo. Mais de 90% dos estrangeiros que visitam o Brasil aprovam a culinária brasileira que tem, no acarajé, um dos seus sabores mais reconhecidos internacionalmente.

O Ministério do Turismo tem trabalhado para desenvolver o segmento de Turismo Gastronômico a partir do lançamento do Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver o turismo gastronômico e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência neste segmento.

Também busca promover a valorização da diversidade e singularidade da gastronomia nacional e contribuir diretamente para ampliação das vantagens competitivas e o posicionamento do Brasil como destino gastronômico internacional.

 Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário