terça-feira, 11 de outubro de 2022


Alunos de 8º e 9º ano, e, professores da Unidade Integrada Deputado Galeno Edgar Brandes no último dia 05 de outubro visitaram o Parque Ecológico Baixão Verde, localizado na cidade de Barra do Corda, princesa do sertão maranhense. 

O projeto "Embarcando Escolas no Ecoturismo", idealizado pelo profissional de turismo, o Sr. Jackson Agamenon, condutor líder em ecoturismo e turismo de aventura (guia local), e proprietário da empresa de turismo e treinamento Andorinhas Adventure. 

Jackson fala da importância do projeto para as escolas de Barra do corda, para o desenvolvimento ambiental dos alunos, professores e para a promoção do destino que faz parte do polo Serras Guajajaras Timbira e Kanela, polo que abrange povos indígenas e tem belíssimas cachoeiras e paisagens exuberantes. 

O Projeto Embarcando Escolas no Ecoturismo visa de forma educativa, levar as escolas conhecimento sobre o bioma do cerrado em que a cidade de Barra do Corda se encontra, e mostrar para os alunos a importância de preservar a natureza. 

Um grupo de Bombeiros Civil, com especialidade em espaços Ecológico fazem parte do projeto e fizeram um momento de demonstração sobre como lidar em ambientes hostis em caso de acidentes. 

Houve uma simulação de acidente, onde não foi informado a professores e alunos, criando entre eles uma tensão e preocupação, mais com orientação da equipe organizadora, foram passadas as coordenadas e a remoção da vitima sendo uma aluna da turma, foi realizada, colocando todos em um trabalho de equipe. 

Após o susto e tensão gerada foi informado a todos, que se tratava de uma simulação e a vitima estava bem, criando assim uma grande manifestação entre os alunos que por horas estavam preocupados. “Mas ela chorou” assim disse a professora presente, “tudo foi para o bem de vocês e o trabalho de união dos alunos” assim disse BC Quaresma, que faz parte do projeto e coordena a parte de primeiros socorros.

O circuito onde foi aplicado o projeto dentro do parque ecológico passou por vistorias e tudo foi elaborado seguindo as normas da ABNT para caminhada na natureza, alunos assinaram termos de conhecimento dos riscos, como tiveram a liberação dos pais e responsáveis. 

A Unidade Integrada Deputado Galeno Edgar Brandes foi a primeira a ser contemplada com o projeto e, cerca de 50 alunos estiveram presentes e 3 professores, onde foram acompanhados por todos da equipe da Andorinhas com total segurança. 

Segundo Jackson o projeto comtemplará outras escolas do município de Barra do Corda e terá seu prazo de duração de um ano, indo até outubro de 2023. 

Mais informações acessando a página da empresa realizadora do projeto no Instagram @andorinhasadventure.


0 comentários:

Postar um comentário