sábado, 5 de novembro de 2022

O Consórcio abriu suas entranhas, mostrou como estão  suas barragens, como são construídas, o processo de fechamento das barragens antigas e o reflorestamento daqueles espaços, numa parceria com Universidades e organismos internacionais. 

O Consórcio de Alumínio do Maranhão, um dos maiores complexos de produção de alumina do mundo, e o seu Parque Ambiental, recebeu no dia ontem (04/11), profissionais de comunicação para apresentar suas estruturas e serviços a comunidade em um bate papo descontraído com toda diretoria, finalizando com um almoço. 

Formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32, a Alumar representa um marco no crescimento econômico e social, na história recente do estado, pelo seu compromisso social e respeito as tradições as comunidades do seu entorno. 

Durante as quase 5 horas de permanência nas instalações da Alumar, houve um momento de exposição, ministrada pelos diretores, tendo a frente o Sr. Helder Teixeira  - Presidente do consórcio no Maranhão e seu Staff, que não se furtou a responder nenhuma pergunta, especialmente as que envolvia a questões ambientais e a conservação daquele espaço que tem  a maior reserva ecológica do Brasil construída dentro de uma fábrica, que este ano celebrou (30/07), 26 anos do Parque Ambiental Alumar.  

Parque e Fábrica se complementam e, juntos, numa sincronia, trabalham em direção à sustentabilidade e o desenvolvimento do Maranhão.  

Investimentos, parcerias, pesquisas, geração de emprego e renda, qualificação profissional e ações sustentáveis na fabricação da alumina deram à Alumar, ao longo de sua trajetória, seu caráter de liderança no segmento. De maneira ativa e participativa, a Alumar conquistou excelência operacional por meio do absoluto respeito pela vida, diversidade, meio ambiente e sustentabilidade, além de intensa participação nas comunidades com foco nas áreas da educação, geração de emprego e renda e engajamento.  

Consciente da sua responsabilidade social, a Alumar se destaca investindo em pessoas e criando canais e oportunidades para aprimorar as habilidades e conhecimentos de seus colaboradores e prestadores de serviços. 

A Alumar se posiciona de maneira ativa ao incentivar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo como objetivo de promover igualdade de oportunidades, independente de gênero, etnia, raça, cor, deficiência, religião ou qualquer outra característica. “Um ambiente dinâmico é o reflexo da nossa sociedade, logo ele impulsiona o aprendizado e podemos transformá-lo em um diferencial para os negócios”, afirma o diretor da Alumar Helder Teixeira. 

Os valores da empresa: Agir com Integridade, Trabalhar com Excelência e Cuidar das Pessoas, estão instaurados no dia-a-dia de cada um de seus colaboradores. 

Desmitificando:

Quem no passado recente sobrevoo sobre a Alumar, via grandes tanques/barragens, com águas/resíduos industriais de cores variadas. Esses depósitos eram envoltos em muitos mistérios, aonde se falava do alto teor de contaminação e seus riscos eminentemente de estourar e atingir as comunidades próximas e comprometer o lençol freático da ilha corria a boca miúda. 

Na verdade, esses tanques/barragens como eram nos primórdios da Alumar não existem mais. Do total de nove, três já foram fechados e, em sua copa foram plantadas verdadeiras florestas. O primeiro foi plantado vegetação nativa; o segundo com plantas exóticas e o terceiro com plantas variadas. Tudo esse processo tem parceria com a Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, e outras instituições nacional e internacional

Os outros depósitos de rejeitos industriais: três estão em processo de fim de utilidade e serão fechados: dois em uso e os outros três em construção.

O processo de construção dessas barragens, segundo os especialistas que nos acompanhou é muito seguro. Em uma das, que está em processo final, que tem aproximadamente 25 metros de profundidade, depois de concretada e colocada uma manta de borracha de alta resistência em toda sua extensão. 

O mais interessante, que quase a sua totalidade tudo que é dispensado da fabricação da alumina é reaproveitado.  Ou seja, a água que é originária de Poços próprios e drenada e volta para a fábrica, a massa resultante das sobras é separada e se transforma em tijolos/bloquetes de alta resistência.

Parque para Inglês ver!

Um dos espaços mais cantado e decantado do espaço fabril da Alumar é seu parque Ambiental que este ano completou 26 anos de funcionamento e nele tem toda uma fauna e flora da ilha com as mais diferentes espécies preservados.

Acontece que por se tratar de um ambiente particular e toda sua extensão estar dentro da Alumar, a visita aquela área não é fácil e tudo envolto em muita segurança e não muito fácil a sua acessibilidade pelos visitantes comuns. Tudo tem que ser agendado com antecedência.

Mesmo assim, durante a nossa estada na Alumar, não conseguimos adentrar ao parque, rsrsrs! Mas, não foi por falta de convite, foi falta de tempo, mesmo.

Curiosidade:

Para muitos, assim como eu que achava que a área da Alumar ficava só ao lado direito de quem sai de São Luís, se enganou. A área pega também o outro lado, nos fundos da Eletronorte, próximo a Ambev (o melhor termômetro para medir a qualidade da água da região, rsrsrs). É uma área imensa e, o mais interessante, toda vegetação que foi tirada para implantação daquele polo industrial , foi reflorestada e se mantém preservada. 

Atenção, cães ferozes: 

O que chama atenção que a Alumar não tem segurança armada. Segundo nos foi dito, que é mais seguro ter homens e mulheres treinados e sem armas do que armados.

Ah! Não tente adentrar sem ser convidado. Toda a área e monitorada por vídeos e tem uma matilha de cães bem treinados atentos a qualquer movimento indesejado.


0 comentários:

Postar um comentário