sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

O objetivo da qualificação é fomentar o turismo no estado

Cinquenta profissionais do turismo e artesãos do Centro de comercialização de produtos artesanal do Maranhão (CEPRAMA) participaram do curso de Turismo, Empreendedorismo e Artesanato, realizado pela a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) na tarde da sexta-feira (16). O objetivo da qualificação é fomentar o turismo no estado e apresentar aos artesãos conceitos que visam priorizar as práticas inovadoras para vender os produtos, onde foi apresentado melhores maneiras para usarem os canais de vendas online para promoção das peças.

Para a artesã Lúcia de Fátima da Silva, que trabalha com artesanato no Ceprama há 32 anos, os cursos de qualificação ajudam bastante no seu dia a dia. “O curso é muito importante pois aprendemos técnicas diferentes e coisas novas que podemos implementar em nosso trabalho. É maravilhoso obter mais conhecimento e espero que possamos ter acesso a mais cursos para aprimorarmos mais nossas técnicas de vendas. Meus agradecimentos à Secretaria Estadual de Turismo pela oportunidade”, fala a artesã.

Segundo o secretário de Turismo, Paulo Matos, o viajante, muitas vezes, visita o destino em busca de conhecer o lugar, suas tradições e a identidade cultural do povo. “O artesanato é uma importante manifestação da cultura. Ele transforma os valores e a identidade do povo maranhense em objetos e lembranças. Os turistas querem levar para casa, para seus familiares e amigos essa lembrança numa peça que carregue consigo a identidade do nosso estado. Muitas vezes, essas lembranças têm um valor inestimável, pois o artesão coloca nele todo o seu conhecimento, técnica e, além de tudo, o amor pela sua cultura”, descreve o gestor do Turismo.

“O Maranhão tem suas características específicas, pois tem influência das comunidades locais e da matéria-prima disponível no estado. Os cursos de qualificação são essenciais pois, gera emprego e renda para a população local, fortalecendo os pequenos comerciantes e fazendo girar a economia criativa do lugar”, complementa o secretário de turismo, Paulo Matos.

A capacitação foi ministrado pelo Superintendente de qualificação profissional, Antônio castro, que explica que o artesanato tem um grande papel no desenvolvimento do turismo e na geração de emprego e renda, não só para o artista como para a comunidade. “A gente trilha o caminho da geração de renda e sustentabilidade para manter essa população no local. Nosso fomento vem principalmente do turismo, buscar alternativas inovadoras para a venda dos artesanatos”, conta Antônio Castro.

Durante o evento, foi abordado sobre o papel da Secretaria de Turismo e a ligação entre o artesanato e o segmento turístico e, também, foi apresentado o Programa Artesãos em Ação, que visa implementar ações de estímulo aos artesãos, estruturar atividades para o desenvolvimento individual e coletivo dos mesmos, promover a identidade e valorização dos artigos artesanais e também do estado. Após o curso, os participantes do curso participaram da Blitz do programa Mais Infância Mais Turismo pelos comércios e casas da Madre Deus.

CEPRAMA

O Ceprama funciona em um casarão de aproximadamente 3 mil m², nas antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo. O local serve ainda de palco para apresentações artísticas e eventos.

O Centro de Artesanato tornou-se referência no apoio e escoamento da produção de artesanato em vários municípios do estado. Além de abrigar também o único ponto de apoio do Programa de Artesanato Brasileiro no estado, onde é possível solicitar a Carteira Nacional do Artesão.

Horário funcionamento Ceprama e Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Endereço: Rua São Pantaleão, nº 1212, Madre Deus. São Luís (MA).

Funcionamento: Segunda a sexta-feira: 9h às 17h

Sábado: 9h às 13h

CAT no Ceprama em São Luís:

segunda à sexta, das 09h às 17h30; sábados 09h às 13h

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário