terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Dois importantes prédios históricos da capital foram escolhidos para serem revitalizados na segunda edição do Programa Canteiro Escola. O Palácio Episcopal e o Palácio do Comércio terão suas fachadas recuperadas e pintadas. O programa é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico – FUMPH e da FIEMA, por meio do SINDUSCON-MA. O programa tem ainda a parceria do SENAI, SESC, SESI, SEBRAE e FECOMÉRCIO, além das empresas de construção civil, Gomes Sodré e B2O Partners.

Além de unir o poder público e a iniciativa privada para recuperação de importantes imóveis de São Luís, o Canteiro Escola tem ainda uma importante contribuição social. Durante os cerca de 8 meses de duração do projeto, alunos serão capacitados para trabalhar como pedreiros e pintores especializados em edificações históricas. Eles receberão bolsa-auxílio de R$ 300,00, além de alimentação, vale-transporte, fardamento e certificado de 640h emitido pelo SENAI. 

“Além de contribuir com a preservação da memória da nossa cidade, essa iniciativa vai capacitar mão de obra local e dar a esses futuros profissionais a oportunidade de ingressar no mercado da construção civil já com uma formação técnica e diferenciada. Por isso, estamos em busca de mais parceiros do setor para se unir a nós em um projeto que tem valiosa contribuição cultural e social”, comentou Fábio Nahuz, presidente do SINDUSCON-MA.

Na primeira edição do Canteiro Escola, realizada há dois anos, 36 alunos trabalharam na revitalização da fachada do Mercado das Tulhas, prédio datado do século XIX. Nesta segunda edição do projeto, estão sendo disponibilizadas 60 vagas. Ao longo de todo o cronograma de aulas teóricas e práticas, os alunos serão instruídos e acompanhados por professores SENAI e terão também o apoio e incentivo dos ex-alunos da edição de 2021.

“O Canteiro Escola já despertou o interesse de governos de outros estados que possuem sítios históricos. Estamos falando de um trabalho de valorização do acervo arquitetônico de São Luís não somente para a população ludovicense, mas para toda a humanidade”, reforçou Kátia Bogéa, presidente da FUMPH.

Pelo cronograma, a fase de seleção dos alunos se estenderá até o dia 24 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo site da FIEMA (fiema.org.br). Para participar, os inscritos devem ter concluído o Ensino Fundamental.

Sobre o Palácio do Comércio

O Palácio do Comércio, importante edificação da arquitetura arte decor foi inaugurado em 1943 para abrigar a sede da Associação Comercial e o Hotel Central, uma referência nos anos 50. 

*Sobre o Palácio Episcopal de São Luís* 
O Palácio Arquiepiscopa, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, compõem um conjunto arquitetônico de importante valor histórico e artístico. Construído no século XVII, é um dos mais simbólicos monumentos do Centro Histórico de São Luís. 

Edificado em 1627 pelos jesuítas para sediar o Colégio e Igreja de Nossa Senhora da Luz, este imponente conjunto foi palco da história do Maranhão por meio da ação de homens da grandeza dos padres António Vieira e João Felipe Bettendorf. 

A partir de 2014, o segundo pavimento do Palácio Episcopal passou a abrigar o Museu de Arte Sacra, buscando apresentar o processo histórico de colonização e ocupação do território maranhense, iniciado no século XVII, com um acervo de objetos de arte sacra e arte jesuíta. 


0 comentários:

Postar um comentário