terça-feira, 3 de janeiro de 2023

O Governo do Estado, na gestão do governador Carlos Brandão, registrou, de forma expressiva, os dados referentes ao quantitativo de municípios maranhenses incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro. Em 2022, o Maranhão fechou o ano contabilizando 65 municípios presentes no Mapa do Turismo.

Ao longo do ano, foram realizadas 30 oficinas nos polos turísticos maranhenses, 65 planos de ação municipal elaborado pelos Conselhos Municipais de Turismo (COMTURs), além do planejamento estratégico criado pelas 10 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Estado do Maranhão. Essas foram algumas das ações realizadas pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio da Superintendência de Regionalização do Maranhão.  

“Neste ano, além de continuarmos mantendo as assistências aos municípios com orientações, conseguimos inserir mais onze municípios do Maranhão no Mapa do Turismo Brasileiro. O nosso objetivo é que o Mapa do Turismo do Maranhão cresça a cada mês e que os municípios maranhenses tenham equipamentos turísticos cadastrados no Cadastur. Continuamos o nosso trabalho na ampliação do cadastramento, a inserção de novas oficinais e na expansão de atividades em auxílio aos municípios, para que tenhamos mais cidades maranhenses no Mapa do turismo Brasileiro, gerando assim mais emprego e renda para a nossa cadeia produtiva do turismo”, informou o secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos.

No começo do ano de 2022, a Setur realizou uma reunião do Conselho Estadual do Turismo, com o objetivo de chancelar o Mapa do Turismo Brasileiro, pois houve uma mudança na Portaria 41 do MTur, abrindo precedente para que os municípios entrem no Mapa mensalmente seguindo os critérios federais, e também os critérios estaduais.

Em abril de 2022, a Setur divulgou os municípios maranhenses que permaneceram e os que entraram no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022 publicado pelo Ministério do Turismo. No Maranhão são dez polos turísticos e subiu de 54 para 65 municípios presentes no Mapa do Turismo Brasileiro. Todos os municípios inseridos nas regiões do Mapa são considerados, pelo Programa de Regionalização do Turismo, destinos de vocação turística ou destinos de apoio que podem contribuir ou se beneficiar da geração de emprego e renda induzidos pela atividade do setor.

Após a divulgação do novo Mapa do Turismo, a Superintendência de Regionalização da Setur continuou percorrendo regionais orientando sobre o Remapeamento do Turismo, com “Oficinas de Regionalização do Turismo”, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento turístico dos municípios maranhenses que estavam no Mapa e os que tinham interesse em integrar-se ao Mapa do Turismo Brasileiro.  

Segundo Glória Pinto, superintendente do Programa de Regionalização do Turismo no Estado do Maranhão, os 12 municípios maranhenses visitados pela Caravana Mais Turismo receberam capacitação de profissionais na área do turismo, hotéis, restaurantes, bares e outros. E orientações para que consigam realizar o processo de remapeamento pelo próprio município através da oficina sobre o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA).

A Superintendência de Regionalização do Maranhão também é responsável em desenvolver atividades de orientações e monitoramento referente ao Plano de Ação Municipal, onde este passa uma análise de execução das ações planejadas para um período de 12 meses.

Cadastur no Maranhão

Entre as ações do remapeamento, a Setur MA, a convite da Instância de Governança do Polo São Luís, realizou uma palestra com orientações sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, que é um dos critérios obrigatórios para entrada no Mapa do Turismo Brasileiro.  

Segundo a coordenadora do Cadastur no Maranhão, Thais Guimarães, as palestras tem como objetivo o repasse de informações e orientações que servem de subsídio para incentivar os municípios e os prestadores de serviços turísticos a aderirem ao sistema. “O cadastro no Cadastur é uma importante ferramenta de planejamento e atuação do governo para estimular o desenvolvimento de políticas públicas para o setor do turismo é uma referência para consulta do mercado turístico brasileiro”, afirma a gestora do Cadastur.

Durante as Caravanas Itinerantes a coordenadora do Cadastur no Maranhão, realizou visitas a empreendimentos ligados à cadeia produtiva do turismo, bem como de profissionais ligados ao trade turístico na região. Por meio do Cadastur, foram realizadas visitas técnicas para atestar o padrão dos empreendimentos turísticos cadastrados junto à plataforma nacional.

Finalizando a extensa agenda de ações por meio do Cadastur, foram realizadas visitas técnicas para atestar o padrão dos empreendimentos turísticos cadastrados junto à plataforma. Em 2022, 830 atendimentos para adesão e renovação de cadastros na plataforma nacional do CADASTUR, no setor de turismo, como hotéis, agências, restaurantes, guias de turismo, presentes nos dez Polos turísticos maranhenses.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário