sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Uma história inspiradora para celebrar o Dia do Esportista (19.02)

O corredor Robson Fergusson dos Santos, na foto com o irmão Alexandre que o ajudou a voltar a correr após a deficiência visual parcial.



Nesse domingo de carnaval também se comemora no Brasil, desde 1993 quando a data foi criada pela Lei Zico, o Dia do Esportista (19.02). O objetivo é promover uma maior conscientização na população sobre a importância para a saúde da prática regular de esportes nas mais diversas modalidades.

Mas as vantagens de praticar um esporte vão muito além da saúde, e influenciam positivamente na vida pessoal e profissional. É que com o esporte, desenvolve-se habilidades diversas e muito produtivas, tais como: Trabalho em equipe, concentração e foco, disciplina, equilíbrio emocional, planejamento para alcançar metas e resiliência.

E para quem acha difícil começar ou manter o hábito da prática esportiva, a história de Robson Fergusson Borges dos Santos é inspiradora, uma prova do quanto o esporte é importante na vida.

Ele é paraense mas radicado em São Luís há muitos anos. Atualmente com 42 anos de idade, é casado e pai de dois filhos adultos. Profissional da área de logística, Robson trabalha como comprador no Grupo Fribal. Ele revela que desde muito jovem praticava esportes como futebol, basquete e vôlei.


O analista financeiro da Fribal Alexandro Alves de Oliveira, que começou a correr influenciado por Robson, na foto com ele durante uma competição que participaram juntos.


“Sou da década de 80 na qual se praticava muitas modalidades. Mas dentre todas, sempre gostei muito de futebol, era meu esporte favorito e praticava muito. Foi então que comecei a praticar também a corrida de rua, com o intuito de melhor meu condicionamento físico para uma melhor performance no futebol. Só que tomei gosto pela corrida até se tonar um hábito” conta Robson.

Mas um acontecimento grave e marcante acabou afastando Robson temporariamente dos esportes. Aos 28 anos ele sofreu um sério descolamento de retina, e acabou ficando com baixa visão. Ele conta que não foi fácil adaptar-se à nova realidade da deficiência visual parcial. Foi preciso ir aos poucos, voltando a realizar tarefas simples, mas que se tornaram um verdadeiro exercício de superação, incluindo a corrida.

“Devido à deficiência visual eu tinha medo de correr e acabei parando. Até que meu irmão mais novo Alexandre Borges dos Santos, que também é corredor, me convidou um dia para correr com ele em 2018. Eu fui bem receoso, mas encorajado pela ajuda dele, concordei em tentar. Aos poucos e respeitando meus limites, voltei a praticar a corrida. No começo só corria acompanhado, até que fui ganhando confiança e reaprendi a correr sozinho também. Prefiro correr na praça perto de casa onde conheço bem o trajeto, assim como na Litorânea e nos Parques do Rangedor e Itapiracó que têm bons circuitos” relembrou Robson.

Antes da deficiência visual ele corria todos os dias. Atualmente, intercala as corridas com a prática da musculação que faz todas as noites. Assim, a rotina de corridas agora se resume a trajetos de 5 Km, 3 vezes por semana, de manhã bem cedo antes do trabalho; e nos finais de semana,  quando gosta de correr na Av. Litorânea. E para Robson a corrida além de aliviar o stress, trouxe outros benefícios:


O Vice – Presidente da Fribal Gustavo de Oliveira (centro), é maratonista e sempre incentiva Robson a participar de competições. Na fato eles comemoram com amigos as medalhas conquistadas na prova.  


“Me sinto muito melhor correndo, pois além do bom condicionamento físico, a corrida me proporciona mais foco, e melhorou também a minha concentração no trabalho. Sem falar no aspecto motivacional que a superação traz. Hoje estou motivando, e mesmo respeitando meus limites, já sonho em correr uma meia maratona, estou me preparando para isso. O esporte te traz novos sonhos e isso é o que nos move na vida, por isso recomendo a todos serem esportistas” declara Robson.

O exemplo de garra e superação de Robson acabou contagiando seus colegas de trabalho no Grupo Fribal. A empresa já patrocina atletas profissionais e projetos esportivos, o que também acaba influenciando positivamente seus colaboradores. O Vice – Presidente da empresa, Gustavo de Oliveira também é corredor e maratonista, e sempre apoia Robson com as inscrições dele em provas do circuito Trackfield de Corridas. Outro colega, o analista de dados da área financeira da Fribal Alexandro Alves de Oliveira começou a correr com Robson, e incentivado por ele, não parou mais. Hoje disputam algumas provas juntos e são propagadores dos benefícios da corrida.

Desde que voltou às corridas em 2018, Robson já disputou provas em trajetos de 5km, 10km, 12km e 15km. Ele conta que não compete para vencer e chegar nas primeiras colocações, mas como forma de melhorar seu desempenho.

“Respeito meus limites e quando disputo provas foco em melhorar meu tempo, mas sem forçar. A minha competição é pessoal, comigo mesmo. E tenho vencido muitos limites, sempre saio mais forte de cada prova e me sinto sim um campeão por tudo o que já consegui superar” revela emocionado Robson.

Informação: Intermídia Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário