terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Bloco formado por pessoas com deficiência se apresenta no Grupo A na Passarela do Samba no domingo (19.02)

 As apresentações do Bloco Apaeano são verdadeiras explosões de cores, ritmos e alegria.

A APAE de São Luís há 52 anos vem trabalhando de forma incansável em prol da inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla. A entidade, atualmente presidida por Arionildes Silva e Silva, desenvolve atividades nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, arte e cultura, dentre as quais destaca-se o Bloco Tradicional da APAE de São Luís. Fundado em 1996, o grupo estreou na Passarela do Samba do Carnaval de São Luís no ano de 1997, quando foi aclamado como grande revelação.

O Bloco Tradicional da APAE de São Luís já faz parte da programação oficial do carnaval de capital maranhense; e atualmente é formado por 72 jovens, adolescentes e adultos matriculados na Escola Eney Santana, e assistidos da comunidade; acompanhados por percussionistas e músicos de instrumentos como violão, banja, cavaquinho, compositores e cantores. A existência e resistência desse grupo cultural mostra a importância da inclusão social da pessoa com deficiência, tendo a cultura maranhense como ferramenta de aproximação social.

O Bloco recebe de sua mantenedora, a APAE de São Luís, total apoio no enfretamento cotidiano em prol da desconstrução de barreiras que impendem a plena inclusão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla.

O cantor Raimundo Alberto, o Dir. do Bloco da APAE de São Luís Manoel Galdino (Prof. Maneco) com o Sec. de Estado da Cultura Yuri Arruda.

Ao longo dos anos, vale ressaltar a participação do Bloco Tradicional da APAE de São Luís com desfiles elogiados e emocionantes, não somente a Passarela do Samba, mas também nos Circuitos da Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Deodoro/Cajazeiras, Vila Gracinha/Praça da Saudade, Viva Cidade Operária e Viva Fé em Deus.

Por sua excelente performance, no ano de 2000 o Bloco Tradicional da APAE de São Luís foi agraciado com o recebimento do Troféu Imprensa na categoria de melhor fantasia do carnaval daquele ano. O brilhantismo e animação do grupo Apaeano também já encantou plateias de outras cidades, como Campo Grande (MS), durante a abertura das Olimpíadas Especiais das APAES no ano de 2002.

Em 2020, o Bloco Apaeano prestou uma homenagem ao Sr. José Ribamar Moraes, Coordenador Geral dos Eventos da FUCAM, com Samba enredo “Estrela que brilha nunca se desfaz”. O Samba retratava o carnaval de rua da capital maranhense, uma das paixões do homenageado. Ainda em 2020, o Bloco Tradicional da APAE de São Luís recebeu da Secretária Municipal de Cultura da Prefeitura de São Luís (SECULT) o troféu de Menção Honrosa, pela participação no carnaval de passarela de 2020, onde completou 25 anos.

As meninas mostram que são afinadas na percussão do Bloco Tradicional da APAE de São Luís.

Devido a Pandemia da Covid-19 em 2021, o Bloco Tradicional da APAE de São Luís participou das festividades carnavalescas ludovicenses em um formato diferente. Através do Edital Aldir Blanc realizou a gravação de uma apresentação pelo Youtube e redes sociais da instituição; tendo como locação o Auditório da Faculdade Santa Terezinha – CEST e seguindo todas as exigências sanitárias do período. Ainda no mesmo ano, após o avanço da vacinação e com a baixa no número de casos da Covid-19, o Bloco participou do 13º Encontro de Blocos Tradicionais no bairro do Diamante em São Luís, a convite do Bloco Tradicional Vinagreira Show.

Em 2022 com a alta dos casos da Covid-19 o Bloco Tradicional da APAE de São Luís, atendendo as regras sanitárias Estaduais e Municipais vigentes no período, não realizou atividades festivas carnavalescas. Mas agora voltou à folia com muito gás, para fazer bonito nas suas apresentações desse Carnaval 2023.

A música e a cultura maranhense são instrumentos importantes de inclusão social da pessoa com deficiência como prova o Bloco Tradicional da APAE de São Luís.


O Bloco da Inclusão já participou do cortejo de abertura do Carnaval da Ilha, desfilando nas ruas do Centro Histórico de São Luís; e voltou a se apresentar no último domingo (12.02), no circuito do Pré-Carnaval da Madre Deus, quando dez o lançamento do samba enredo desse ano, o samba “APAExonado Eu Sou, a Escola Eney Santana é Meu Cantinho de Amor”. O grupo é comandado pelo Professor Maneco, que é Diretor de Patrimônio do Bloco Tradicional da APAE de São Luís e promete fazer bonito novamente, nesse domingo de carnaval (19.02), quando desfilar na Passarela do Samba, na abertura dos desfiles pelo Grupo A.

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário