A Secretaria Estadual de Turismo, por meio da superintendência de Regionalização da Setur-MA, realizou nesta semana a primeira reunião junto como Ministério de Turismo (Mtur) e representantes de outros estados para o início do “Remapeamento do Turismo 2023”, com início já no próximo mês, após o Carnaval.
O “Programa de Regionalização” é uma política pública com objetivo principal de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país, tendo o “Mapa do Turismo” como detalhamento das áreas que deverão ser trabalhadas com essas políticas públicas. “Estamos começando o processo de remapeamento e, com ele, a estruturação do novo mapa para 2023. Tivemos uma reunião muito proveitosa e que rendeu bons elogios ao Estado do Maranhão devido ao desenvolvimento das nossas ações durante o ano de 2022”, explica a gestora de regionalização da Setur-MA, Glória Pinto.
A Setur-MA irá iniciar o processo a partir do dia 27 de fevereiro, com os 65 municípios que compõem os 10 polos turísticos maranhenses. A primeira meta é incentivar os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento, façam parte do Mapa do turismo Brasileiro, e assim realizem o recadastramento no Programa através da plataforma do Sistema de Informações do Mapa do Turismo (SISMAPA). O sistema identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor.
“A Setur vem trabalhando com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT)percorrendo os 10 polos turísticos do Estado para realizar oficinas e ações para o cadastramento do municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, reafirmando o compromisso do governo com o desenvolvimento do Turismo no Maranhão”, destaca o secretário Paulo Matos.
Regionalização
O Programa de Regionalização busca a promoção do desenvolvimento regional, tendo o Mapa do Turismo a visualização das áreas que deverão ser trabalhadas com essas políticas públicas.
Todos os municípios inseridos nos polos turísticos do Mapa são considerados, pelo Programa de Regionalização do Turismo, destinos de vocação turística ou destinos de apoio que podem contribuir ou se beneficiar da geração de emprego e renda induzidos pela atividade do setor.
O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013. Desde 2022, com a nova reformulação do mapa, os gestores municipais fazem a inserção no Sismapa a qualquer tempo, obedecendo os critérios, orientações, compromissos e procedimentos estabelecidos pela Portaria Ministerial nº 41.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário