segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

A Secretaria Estadual de Turismo, por meio do setor de qualificação profissional, promoveu nesta segunda-feira (13) o Curso “Pesquisa, Monitoramento e Apresentação dos Dados dos CAT’S” para os atendentes e estagiários das 16 unidades do Centro de Atendimento ao Turista - CAT espalhados pelo estado. A qualificação aconteceu no auditório do Edifício João Goulart, em São Luís, e capacitou mais de 20 agentes de atendimento ao turista.

O curso teve como principal objetivo preparar estes agentes para o atendimento aos turistas em todas as circunstâncias. “O curso de qualificação é totalmente focado para estes profissionais. Eles são a porta de entrada do nosso estado, são as pessoas que recebem estes turistas e possuem a missão de fazê-los se sentirem bem à vontade nas nossas cidades, principalmente em datas comemorativas como o Carnaval”, destaca o superintendente de Qualificação Profissional, Antônio Castro.

Esta qualificação ganha ainda mais importância com a perspectiva de crescimento no turismo para 2023. “No ano passado aumentamos em mais de 30% nosso fluxo de turistas no Maranhão e neste ano acreditamos em novo recorde diante do crescimento da rota de voos para o estado, além da promoção dos nossos destinos turísticos e da exposição do Maranhão no roteiro internacional com os Lençóis concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade”, destaca o secretário de Turismo, Paulo Matos.

“Muito importante para o nosso trabalho ações como esta da Setur-MA. Nós que trabalhamos com atendimento sempre buscamos tratar o turista da melhor forma possível e com melhores informações. Essa qualificação tem justamente este conteúdo, por isso agradecemos a preocupação do secretário Paulo Matos em melhorar o nosso trabalho”, comemora o atendente do CAT do aeroporto de São Luís, Bento Filho, de 46 anos.

O treinamento passa por técnicas de atendimento, apresentação e abordagem ao turista. “É necessário que nossos funcionários e estagiários dos Centros de Atendimentos ao Turista sejam sempre treinados e qualificados, fazendo com que o turista venha e sinta-se informado sobre o que fazer e pra onde ir na nossa cidade e no nosso estado”, ressalta a coordenadora do CAT, Marilia Ribeiro.  

Durante a qualificação, os profissionais também tiveram treinamento sobre a importância da coleta de dados e informações. “Fizemos um treinamento com o pessoal falando da importância do Monitoramento de Dados. Esses agentes coletam mensalmente muitos dados nos Centros de Atendimentos aos Turistas e passamos dicas de como eles podem abordar essas pessoas, qual deve ser o teor desta coleta e explicar também como faz a tabulação e à apresentação destes dados”, destacou a coordenadora do Observatório do Turismo, Leticia Cynara.  

Em 2022 mais de 15 mil turistas foram atendidos pelos Centros de Atendimento ao Turista em todo o Estado do Maranhão, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Turismo. O CAT é uma ferramenta que oferece aos turistas informações, dicas de passeios e segurança. Ao todo são 16 pontos espalhados nos principais polos turísticos do estado.

Informação: Turismo MA 

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