São Luís volta à rota do Turismo Educacional internacional. Um grupo de 27 estudantes, um diretor e uma coordenadora de escola da Colômbia visitam São Luís para uma imersão de 20 dias na cultura maranhense. É o primeiro grupo de intercambistas do exterior que vem ao Maranhão, após dois anos da Covid-19, com receptivo da Via Mundo Intercâmbio e Turismo, por meio do Programa de Intercâmbio Cultural Brasil (PIC Brasil) em parceria com a Jose Max Leon, instituição de ensino colombiana.
“Desde 2019 que não recebíamos grupos de estudantes estrangeiros para intercâmbio no Brasil. Este grupo representa a retomada desde tipo de intercâmbio receptivo”, comemora o diretor da Via Mundo, Antônio Bacelar Júnior. Os estudantes colombianos desembarcaram em São Luís no dia 04/02 e permanecem até o dia 24/02.
O intercâmbio inclui diversas atividades educativas e culturais. Além de frequentarem escola, uma das primeiras imersões culturais foi uma oficina na Casa Barrica, no bairro da Madre Deus, onde conheceram e entraram na dança do Carnaval Maranhense ao som do Bicho Terra e do São João com o Boizinho Barrica. Também visitaram a Escola de Música, onde assistiram a uma apresentação do pianista e professor Marcelo Braga. Em visita ao Museu da Gastronomia, fizeram um passeio nas delícias maranhenses e assistiram a uma palestra com o secretário Municipal de Turismo, Saulo Santos.
Os colombianos também tiveram conheceram de pertinho as belezas naturais do Maranhão. No sábado, 11/02, eles foram aos Lençóis Maranhenses.
A programação no Maranhão inclui também city tour no Centro Histórico, visita ao Laborarte onde terão uma oficina de capoeira e atividades esportivas no CF 98. Os jovens colombianos permanecerão no Maranhão até 24 de fevereiro.
Em sua estadia em São Luís, eles frequentam aulas no COC São Luís, escola anfitriã, onde estudam com total imersão na cultura da cidade e troca de experiências com outros adolescentes. Eles também têm aulas de português na sede da Via Mundo. As atividades educativas e culturais permitem aos intercambistas vivenciarem a cultura maranhense e ao mesmo tempo aprenderem o idioma.
“Já sou veterana em receber estudantes estrangeiros em casa. No momento recebo quatro de uma vez, estou muito feliz em recebe-los e eles têm muito o que conhecer do nosso estado”, afirma a turismóloga, Raquel Araújo, mãe anfitriã.
O pianista Marcelo Braga, que recebe primeira vez, conta que ele e sua família estão fazendo de tudo para que os intercambistas tenham uma experiência e aprendizado agradável São Luís. “Está sendo uma troca de experiência muito boa para ambos os lados. Eu também participo da programação na Escola de Música”, diz Marcelo Braga.
O Brasil está entre os 10 mercados no mundo em exportar estudantes para intercâmbio cultural. No entanto, a Via Mundo também trabalho com o caminho inverso, com intercâmbio cultural receptivo, ou seja, atraindo estudantes estrangeiros para o Maranhão, por meio do PIC Brasil. Uma forma também de promover a cultura do Maranhão mundo afora. Antes da pandemia, o PIC já trouxe ao Maranhão estudantes de vários países, entre os quais, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Dinamarca, Suécia, Filandia, Itália, Holanda, Bélgica e Argentina.
Informação: Inspirar Inovação & Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário