quarta-feira, 8 de março de 2023
Incêndio no Rio Anil Shopping que matou 02 pessoas e deixou 13 feridos, com queimaduras de 1⁰, 2⁰ e 3⁰ graus e muitos questionamentos sobre as causas dessa tragédia, se poderia ter sido evitada ou se de fato foi uma fatalidade?
Na tarde de ontem, 07 de março, as 16h de uma terça-feira, o incêndio nas estruturas do Rio Anil Shopping mudou para sempre a história daquele centro comercial.
Um incêndio atingiu o Shopping, que fica em um dos bairros mais populares da capital maranhense, deixando 02 mortos, 13 feridos graves e muitas marcas na memória da comunidade frequentadora e vizinhos daquele espaço comercial.
O Estado se fez presente desde os primeiros minutos da tragédia, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar, que chegou no local com 4 minutos após o início do incêndio, Polícia Civil e Polícia técnica.
As investigações do fatídico, ficará a cargo da Polícia Civil, através da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoa - SHPP, que fará a perícia se houve dolo e suas consequências.
Informações oficial dizem que o incêndio começou na sala 3, aonde havia manutenção do teto / reforço na estrutura da cobertura, sem que as salas tivessem vazias. Por isso, suspeita-se que o incêndio começou de fora para dentro.
Segundo apuramos, no total, 9 vítimas foram deslocadas para um hospital público e 4 vítimas foram levados para um hospital particular, a maioria delas já foram liberadas.
Segundo o Comandante do Bombeiros do Maranhão, o Coronel Célio Roberto, que falou: "Quando chegamos no local, já encontramos a brigada de incêndio do Shopping, fazendo o combate do incêndio e mesmo tendo todos equipamentos funcionando a contento, precisamos seguir com o nosso trabalho, fazendo o trabalho de perícia de incêndio, para que a Polícia Civil, faça a perícia criminal".
"Tivemos um tempo resposta muito rápido, com ajuda da brigada do shopping, que impediu que o fogo não se alastrasse mais e se restringir-se somente as salas do cinema, aonde tinha um público considerável.
Acreditamos que houve falhas na segurança do shopping. Estamos trabalhando para saber o que houve de fato e delegar as responsabilidades" falou o Comandante.
Ainda nessa manhã de hoje (08/03), as equipes permanecem na área, fazendo uma varredura em toda estrutura do Shopping, para ver se outras estrutura não foram afetadas.
O bombeiros estão acelerando a perícia de incêndio e a polícia civil dará início a perícia criminal para apontar as causas do incêndio e possíveis ações cíveis e criminal.
O que se percebeu em conversa com trabalhadores do Rio Anil Shopping, foi que a propagação do incêndio foi muito rápido, e possivelmente veio de fora para dentro.
Pânico
Assim que perceberam o início do incêndio, centenas de pessoas ficaram desesperadas e começaram a correr em busca de uma saída para a rua. Testemunhas afirmaram que tiveram dificuldades para localizar essas saídas. Na correria muita gente desnorteadas caíram, mas que foram ajudadas por outras pessoas a fugir do local até a chegada de ajuda profissional.
É de se lamentar esse fato essa falta ou clareza na sinalização ou despreparo dos funcionários. Quando se buscar um ambiente como um shopping é por conta da segurança e qualidade no atendimento em todos os aspectos, inclusive segurança.
Numa data como a de hoje, Dia Internacional da Mulher, duas das vítimas fatais dessa tragédia do Rio Anil Shopping, foram as mulheres jovens:
Evellyn Gusmão Gomes Silva, 16 anos e Yasmin Gomes Campos de 21 anos ambas estavam na sala 2 do cinema. A primeira foi encontrada no fim da noite de ontem e a segunda, durante a madrugada.
Luto
Autoridades, como o então o prefeito da cidade de São Luís, Eduardo Braide, e o governador do Maranhão, Carlos Brandão, acompanharam o atendimento aos feridos, frequentadores do Shopping e parentes de vítimas e emitiram notas de pesar pela tragédia.
Fica nossos sentimentos aos familiares e amigos dessas jovens.
Foto montagem/Reprodução/Redes sociais
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário