sexta-feira, 28 de abril de 2023


O estado do Maranhão já começa a se preparar para os festejos juninos, que sempre atraem milhares de turistas para a região no mês de junho e julho, quando os maranhenses e os visitantes se rendem às homenagens a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. O estado, no contexto do São João do Nordeste, se destaca pela autenticidade da festa, que representa manifestações diversificadas e únicas em toda a região. O bumba-meu-boi, o cacuriá, o tambor-de-crioula são alguns exemplos.

Nessa perspectiva, o Governo do Maranhão, através das Secretarias de Cultura, do Turismo e da Comunicação farão a divulgação do São João do Maranhão em São Paulo, para operadoras e agentes de viagem, no próximo dia 10 de maio, no espaço do Hotel Pestana, com o objetivo de aumentar o fluxo de visitantes durante a festa, assim como para colocá-lo no Calendário de Festas Brasileiras. O evento servirá de projeção para a grandiosidade das manifestações folclóricas, culturais e de fé do estado para o Brasil. A ideia é fazer uma prévia do São João e ao mesmo tempo fomentar a economia local.

O São João do Maranhão 2023 – O Maior São João do Mundo – terá quase três meses de duração. Começa no dia 7 de maio, com a segunda edição do “Maranhão de Reencontros”, projeto que foi lançado no ano passado e se tornou um verdadeiro sucesso de público, com reencontro de pessoas, de cultura, de arte. Vai acontecer nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio, na capital maranhense, porém não vai ficar apenas no entretenimento.

Em maio, também será realizado o Cortejo Junino, quando vários grupos folclóricos seguem pelas ruas no centro da cidade, com uma demonstração do que há de mais rico neste período no Maranhão, passando com apresentações por vias de grande circulação de pessoas e também ruas de caráter comercial. No dia seguinte (dia 27), está programada a Travessia Junina, com saída da Rffsa para a Casa do Maranhão (Centro de São Luís).

Oficialmente, a festa de São João no Maranhão começa no dia 1º de junho e prosseguirá até o fim de julho. Na capital, os arraiais estão dispostos nos seguintes bairros: Vila Palmeira, Ceprama, Itaqui Bacanga, Nauro Machado, Ipem, Parque Da Juçara, Bairro Da Liberdade, Cidade Operária, Maiobão, João Paulo, Rangedor. E, pela primeira vez, também serão montados nas cidades de Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas.

Informação: Mercado e Eventos 

0 comentários:

Postar um comentário