sexta-feira, 5 de maio de 2023

Luiz Philippe Vieira de Melo Filho, Ministro do TST e Conselheiro do CNJ enfatizou a urgência de se implantar uma cultura de paz para transformar a sociedade atual, tendo a Justiça Restaurativa como uma forte aliada nesse processo.



Ao completar 20 anos e sendo reconhecido como o oitavo melhor centro universitário do Brasil no ranking IGC/MEC, a UNDB Centro Universitário deu mais um passo importante em prol da transformação social.

Reunidos na inaugural do primeiro Centro de Justiça Restaurativa de Justiça de São Luís na UNDB: O Pres. do TJAMA Des. Paulo Velten Pereira; Dra. Elizabeth Rodrigues e a Reitora da UNDB Dra. Ceres Murad; o Ministro do TST Luiz Philippe Vieira de Melo Filho e a Des. Sônia Amaral Ribeiro.


Em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão foi inaugurado na última quinta – feira (20.04) o primeiro Centro de Justiça Restaurativa de São Luís. A solenidade aconteceu no auditório da instituição e contou com a presença ilustre do ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenador do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Philippe Vieira de Melo Filho. Ele estava acompanhado do Presidente do TJMA Des. Paulo Sérgio Velten Pereira; da Des. Sônia Amaral Ribeiro, Pres. da Coordenadoria da Infância e Juventude. Eles foram recebidos pela Profa. Dra. Ceres Murad, Reitora da UNDB e pela Dra. Elizabeth Rodrigues, Pres. do Conselho de Administração Superior do Grupo Educacional Dom Bosco.

Docentes de Direito da UNDB ladeando o Coord. do Centro de Justiça Restaurativa Roberto Almeida e o Coord. do Curso de Direito UNDB Prof. Arnaldo Vieira.


O Centro de Justiça Restaurativa é fruto de um convênio entre a UNDB e o TJMA e vai funcionar na sede do Escritório de Práticas Jurídicas da Universidade, anexo ao campus; com objetivo de construir uma cultura de paz. A Reitora da UNDB Profa. Dra. Ceres Murad destacou que a Justiça Restaurativa “tem muita sinergia com o espírito e o ethos da UNDB, que tem como propósito desenvolver pessoas para atuarem na sociedade de forma transformadora”. O Pres. do Tribunal de Justiça do Maranhão, Des. Paulo Velten Pereira, frisou que “a Justiça Restaurativa é um modelo futurista, que fomenta a paz e a civilidade”.

O juiz Nilo Ribeiro (TJMA) com as anfitriãs Elizabeth Rodrigues e Ceres Murad.


O Min. Luiz Philippe Vieira de Melo Filho ressaltou que a Justiça Restaurativa é um instrumento poderoso de política judiciária: ”Na Justiça Restaurativa fazemos construções, o que exige muita criatividade, muito compromisso e muito empenho de todos os magistrados e tribunais para que a gente transforme a cultura do conflito na cultura da paz” refletiu o Ministro Vieira de Melo Filho.


Informação: Intermídia Comunicação Integrada 

0 comentários:

Postar um comentário