sábado, 27 de maio de 2023

"As ruas do Centro Histórico ficaram cheias de alegria e cultura com o tradicional cortejo junino"

São Luís é uma cidade linda. O Centro Histórico com suas ladeiras e casarões então, nem se fala. Imagina essa beleza toda sendo “invadida” pelo som do bumba meu boi? Pois foi isso que aconteceu ontem (27), quando foi dado o pontapé inicial para o Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão, com o tradicional cortejo junino que reuniu dezenas de grupos de bumba meu boi e encantou brincantes e público.

Da Praça Deodoro à Praia Grande, os grupos de bumba meu boi, nos mais variados sotaques, com suas belas toadas, indumentárias e personagens tradicionais da brincadeira abrilhantaram e tornaram ainda mais bonita a nossa São Luís.

Participaram da festa no cortejo, o Boi da Juventude Miranda do Norte, Boi de Santa Fé, Boi de Morros, Boi Brilho da Ilha, Boi da Fé em Deus, Boi de Axixá, Boi da Lua, Boi Meu Tamarineiro, Boi de São Simão, Boi da Maioba.

“É com muita alegria que hoje estamos dando início ao nosso tradicional cortejo junino pelas ruas do Centro Histórico, levando muita cultura, muito lazer, muita alegria pro nosso povo maranhense. Vem aí o Maior São João do Mundo, com muita geração de emprego, muita geração de renda para todos os maranhenses”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

O cortejo junino reuniu centenas de brincantes e pessoas pelas do Centro Histórico de São Luís. Para a comerciária Maria Júlia Santos, esse é um momento muito esperado no São João. “A gente que trabalha na Rua Grande já espera por esse desfile, que é a oportunidade da gente ver de pertinho essa beleza, essa cultura. Eu gosto muito”, disse.

O vendedor ambulante José Carlos Santos disse que aproveitou a ocasião para faturar. “É festa né? Então onde tem festa as pessoas que beber uma coisa, tomar uma água. A gente brinca, mas vende também”, disse.

A secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo, também acompanhou o cortejo.  “O São João é uma grande festa do Maranhão, e a gente observa várias pessoas, turistas observando esse nosso guarnecer. Porque esse nosso cortejo é um convite para os maranhenses e turistas, de que a festa vai começar”.

Autoridades prestigiam Cortejo Junino

Para anunciar oficialmente a temporada junina no Maranhão, estavam presentes no palco da Praça da Fé, na Casa do Maranhão,  o Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão;  a governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, que esteve em visita de cortesia ao Maranhão; secretários de Estado do Maranhão, políticos, dentre várias outras autoridades.

“As ruas do Centro Histórico ficaram cheias de alegria e cultura com o tradicional cortejo junino. E ainda recebemos a governadora Raquel Lyra nesse momento de celebração e geração de emprego e renda. Nosso São João está só começando, com 2 meses de muito arraial no Maranhão!”, disse o governador.

Depois que todos os grupos do cortejo chegaram à Praça da Fé, a festa continuou no palco, com a apresentação de outros grupos juninos que estavam prontos para se apresentar, a exemplo da: Cia Barrica, do Cacuriá de Dona Teté,   do Boi de Nina Rodrigues, Boi Novilho Branco e   Boi de Maracanā, encerrando a sexta-feira. O São João do Maranhão 2023 – O Maior São João do Mundo, é realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com  patrocínio da Equatorial Energia, Grupo Mateus e Guaraná Jesus.

Informação: Cultura MA 

0 comentários:

Postar um comentário