sexta-feira, 19 de maio de 2023

 Reuniões realizadas em Brasília-DF colocaram na agenda de agentes públicos nacionais melhorias na Rota das Emoções, roteiro que une atrativos dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí.

Comitiva dos estados integrantes da Rota das Emoções articula, em Brasília – DF, melhorias para o roteiro integrado.


A implementação de melhorias como sinalização turística e maior controle do acesso aos atrativos turísticos da Rota das Emoções, o fortalecimento da Instância de Governança Regional da Rota, envolvendo os estados do Piauí, Ceará e Maranhão; e ações de promoção comercial internacional do roteiro integrado estiveram em pauta em Brasília-DF, em uma série de reuniões técnicas e de articulação entre gestores de projetos de turismo, empresários, dirigentes do Sebrae e agentes públicos dos três estados e do governo federal.

Pelo Maranhão, presentes o diretor Técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho; o gerente da Unidade de Negócios de Lençóis-Munim, David Felipe Amorim; os empresários Patrick Araújo e Cornélio Sousa; e a superintendente de Promoção e Marketing da secretaria estadual de Turismo – SETUR/MA, Cristiane Miranda Muller.

Foram realizadas visita ao Ministério do Turismo e na Embratur. Nas duas reuniões, foram apresentadas a experiência compartilhada de governança da Rota das Emoções e demandas de parcerias para fortalecer esse roteiro integrado desenvolvido e incentivado pelo Sebrae, que já completou 17 anos desde sua criação.

David Felipe Amorim, gerente da Unidade de Negócios de Lençóis-Munim, responsável pela gestão do Projeto Rota das Emoções no Maranhão, ao lado do diretor Técnico, Mauro Borralho. 

Além disso, a agenda possibilitou a apresentação dos resultados obtidos com a Rota das Emoções, que beneficia cerca de 750 empreendedores nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, território com uma área aproximada de 900 quilômetros, que reúne atrativos o Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará), Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão). Aos representantes do Ministério do Turismo foi entregue uma carta contendo demandas para melhorias da Rota, por empresários das Instâncias de Governança dos três estados.

Destino único = A Rota das Emoções é um roteiro turístico que envolve 14 municípios nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Nesses destinos, é possível viver experiências únicas, com atividades ligadas ao ecoturismo, sol, praia, aventura, artesanato e gastronomia. No Maranhão, a Rota das Emoções abrange os municípios de Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia e Araioses.

Para o gerente da Unidade de Negócios de Lençóis – Munim, David Felipe Amorim, “a participação nas reuniões técnicas foi de extrema importância para o fortalecimento da governança da Rota das Emoções e para convergência de esforços em prol do turismo na região”.

O diretor Técnico Mauro Borralho também destacou essa união de esforços e a integração em favor da Rota. “Em uma agenda integrada, de união de esforços entre os três estados – Maranhão, Piauí e Ceará – buscamos melhorias para a Rota das Emoções, em um alinhamento estratégico em favor da solução para várias demandas desse roteiro, no sentido de melhorar e promover avanços para o empresário e os destinos que integram essa iniciativa. Formalizamos a entrega de documento contendo as demandas da Rota e reforçamos o compromisso do Sebrae com soluções para impulsionar o turismo de forma integrada e sustentável nos 14 municípios integrantes da Rota, sempre pensando nos pequenos negócios como base desse desenvolvimento integrado”, frisou o diretor Técnico Mauro Borralho.

Informação: Sebrae MA 

Um comentário: