quarta-feira, 10 de maio de 2023

A ferramenta será empregada na Consulta Pública aos cargos de reitor e vice-reitor da UFMA. Já na OAB-MA, será aplicada na votação ao Quinto Constitucional

Em diálogo, reitor da UFMA, Natalino Salgado, formaliza termo de cooperação técnica entre as instituições para utilização do sistema de votação Helios Voting. Com presidente da OAB, Kaio Saraiva.


A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Reitoria e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), realizou, na segunda-feira, 8, uma reunião com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB-MA), para formalizarem um termo de cooperação técnica entre as instituições para utilização do sistema de votação Helios Voting. O sistema será empregado na Consulta Pública aos cargos de reitor e vice-reitor da UFMA. Já na OAB-MA, será aplicado na votação ao Quinto Constitucional.

O presidente da OAB-MA, Kaio Vyctor Saraiva Cruz, falou da importância do termo de cooperação técnica entre as instituições, em que a Ordem participará, por meio de um representante, da Consulta Pública da Universidade contribuindo com a transparência do processo. Em contrapartida, a UFMA vai cooperar com o sistema de votação da Ordem como auditora e observadora.

Além disso, o presidente reforçou a celeridade que o sistema de votação Helios Voting vai trazer aos respectivos pleitos. “Nosso compromisso é com a garantia da segurança, transparência e credibilidade, em busca de democratizar esse processo, por meio de ferramentas tecnológicas. Com este intuito, viemos até a UFMA, por meio do reitor Natalino Salgado, para firmamos esse termo de parceria que vai contribuir com a lisura dos procedimentos. O sistema a que estamos aderindo é democrático, acessível e traz segurança e tranquilidade para todos” frisou.

Representantes da Universidade Federal do Maranhão e da OAB se reúnem para debater o uso do sistema Helios Voting.

O Superintendente de Tecnologia da Informação da UFMA, Anilton Maia, que apresentou o sistema Helios Voting aos presentes, pontuou a efetividade do método no uso da consulta pública.  “Apresentamos como é feita a arquitetura do sistema dentro da Universidade e o número de eleições realizadas para a comunidade universitária. Foram mais de 50.000 usuários da instituição. E, até hoje, nenhuma ocorrência contra o sistema foi registrada”, sinalizou.

Estiverem presentes no encontro o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o vice-reitor, Marcos Fábio; o Superintendente de Tecnologia da Informação da UFMA, Anilton Maia, juntamente com a equipe; o pró-reitor de Gestão e Transparência da UFMA, Walber Pontes; o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva; e o presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Mauro Ferreira.

Sobre o sistema eletrônico - Helios Voting é um sistema de votação eletrônica composto de um mecanismo de segurança que garante a confidencialidade do voto, por meio da criptografia dos dados. É um software livre, com auditoria aberta, desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

UFMA promove reunião com a OAB–MA para firmar termo de cooperação técnica para utilização do sistema Helios Voting

O processo de votação é simples, os eleitores recebem uma chave de votação única, que é vinculada a uma identidade verificada, como um número de identificação nacional ou um endereço de e-mail verificado. Os eleitores utilizam essa chave para acessar uma plataforma on-line segura e votar em sua escolha de candidatos ou propostas.

O artigo 94 da Constituição Federal prevê o Quinto Constitucional, dispositivo que destina um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros a advogados e membros do Ministério Público. Pela primeira vez, em 2023, o pleito contará com consulta direta à advocacia. Para garantir a paridade de gênero e equidade racial, cada advogada e advogado pode votar em até 12 candidatos, observando os critérios estabelecidos.

Ao final da apuração, serão escolhidos os candidatos mais bem-votados para compor a lista, sendo 6 homens e 6 mulheres. Os nomes servirão de base para o Conselho Seccional compor a lista sêxtupla. Após essa etapa, a lista será enviada ao Tribunal de Justiça do Maranhão e ocorrerão as próximas etapas.

Informação: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário