quarta-feira, 14 de junho de 2023

Preservar e compartilhar a cultura e história da cidade é uma das prioridades do espaço que funcionará na antiga residência do escritor maranhense Graça Aranha, no Centro Histórico 

Parceiros do projeto durante a reunião sobre a implantação do Centro de Interpretação de São Luís

O Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Celso Gonçalo e o diretor superintendente, Albertino Leal, estiveram presentes na reunião de alinhamento para a implantação do Centro de Interpretação do Centro Histórico de São Luís, que será localizado na Galeria Trapiche, antiga residência do escritor Graça Aranha, na Praça Dom Pedro II. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 13, no mesmo local onde funcionará este importante espaço de difusão cultural e turística da cidade, que viabilizará experiências e conexões.

Além dos representantes do Sebrae Maranhão, a reunião contou com a presença do presidente do Instituto de Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass; da presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogéa e de representantes da Vale e do BNDES. 

Representantes do Sebrae Maranhão, Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM), Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e durante visita técnica realizada na Galeria Trapiche

O presidente do Iphan Nacional destacou a importância das parcerias para o sucesso do projeto. “Em breve, consolidaremos a instalação do Centro de Interpretação de São Luís, projeto que está em fase avançada pelo empenho dos parceiros.  Será um novo espaço de experiências e conexão de pessoas com o significado dos bens culturais locais, especialmente implantadas em cidades e sítios históricos como é o caso de São Luís do Maranhão. Parabenizo a todos os parceiros e ao Sebrae, em especial, pela iniciativa de ceder este bonito prédio, onde funcionará o Centro de Interpretação”, ressaltou o presidente.  

O Centro de Interpretação de São Luís contará com estrutura necessária para garantir a conexão cultural, emocional e intelectual dos turistas com as referências culturais de São Luís, reconhecida pela UNESCO como Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. O projeto é uma cooperação da Prefeitura Municipal de São Luís com a Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM) e com o Iphan Nacional, tendo como apoio o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Sebrae estadual, como proprietário do casarão histórico onde será implantado o espaço, fez a cessão oficial do prédio em setembro de 2021. 

Kátia Bogéa, presidente da Fumph, agradeceu aos parceiros e destacou a importância do Centro de Interpretação para a cidade

Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae, ressaltou que a instituição tem grande satisfação por cooperar com a disseminação da cultura e do turismo de São Luís. “Nós do Sebrae e os parceiros estamos comemorando o andamento deste projeto e traçando os próximos passos para transformarmos essa casa tão bonita do escritor Graça Aranha no Centro de Interpretação de São Luís, um reconhecimento ao patrimônio tão rico, diversificado e grandioso que temos na nossa cidade”, concluiu o executivo.   

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário