De funcionário público a gestor de seus próprios negócios, empreendedor tem vida transformada pelo Empretec.
O empresário Pablo Amodeo (dir) é sócio de Lucas Marques (esq) em um salão de beleza, um dos empreendimentos que desenvolve em Presidente Dutra. |
Sair da zona de conforto para arriscar-se em um negócio próprio era um dos desafios que inquietavam Pablo Amodeo em 2022. Uma série de dúvidas o impediam de vislumbrar boas possibilidades de crescimento pessoal e até a chave para uma mudança de vida. Confortável em um cargo público, ele vivia um conflito particular entre continuar a vida da forma como estava ou arriscar todas as fichas no empreendimento familiar que já existia. A escolha por administrar seus próprios sonhos veio após seis dias
de imersão no seminário Empretec, um dos mais procurados por quem deseja empreender ou dar novos rumos à própria vida.
Com 32 anos, Pablo é enfermeiro por formação e hoje é proprietário de um salão de beleza em Presidente Dutra – em sociedade com o marido, Lucas Marques – e também diretor administrativo do Instituto Pedreirense de Educação e Extensão (IPEDE), uma escola técnica focada em cursos das áreas da saúde, segurança do trabalho, jurídica e estética. Ele participou da última turma do Seminário Empretec realizada em Presidente Dutra, em outubro de 2022. Foi nesse período que o empreendedor decidiu correr atrás dos próprios sonhos.
“O Empretec me trouxe a certeza de que empreender valia e vale muito a pena. Eu estava em um conflito interno de retornar ou não ao cargo público do qual havia me afastado devido às eleições”, conta ele. “Funcionário público desde 2008, sempre trabalhei com vínculo empregatício, acostumado com a estabilidade que isso me trazia. Após o Empretec, veio a certeza de que esses vínculos mais me atrapalhavam do que ajudavam, porque o tempo que eu poderia estar realmente focando meus sonhos e a construção de um negócio, eu acabava usando como tempo dedicado a cumprir uma carga horária”, explica o empreendedor.
Os resultados da decisão não poderiam ser melhores. Após oito meses de Empretec, o salão de beleza registrou aumento de 50% no ticket médio e de cerca de 60% no faturamento. Na escola técnica, também já se pode observar os resultados, com um aumento aproximado de 50% no número de alunos matriculados. “Iniciamos agora uma ampliação, tanto no salão como na escola técnica, devido ao aumento da demanda, Hoje, o espaço que temos, não consegue atender à clientela que conseguimos fidelizar”, afirma ele.
EMPRETEC
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é promovido em 40 países e tem transformado a vida de muitos empreendedores. Durante o seminário, os participantes têm a oportunidade de descobrir ou reforçar características do próprio perfil empreendedor e desenvolver suas próprias habilidades, além de novas capacidades em uma imersão cheia de desafios, pensada para despertar a identidade empreendedora de cada participante.
No total, são 60 horas de capacitação, com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, mostrando como agem os empreendedores de sucesso e reforçando os 10 comportamentos típicos dos empreendedores.
“Hoje, meu salário está praticamente dobrado. Isso só mostra o quanto valeu a pena. Os sonhos continuam. Permaneço motivado, buscando parcerias e pensando em novos projetos. Estou sempre buscando o meu melhor. Após o Empretec, já participei de muitas outras ações do Sebrae, desde a Semana MEI, até cursos, oficinas e palestras online e presenciais. O importante é não parar e persistir”, reflete o empresário.
Informação: Sebrae MA
0 comentários:
Postar um comentário