sábado, 3 de junho de 2023

Viajantes e turistas que desembarcaram nesta sexta-feira (2) no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís (MA), sentiram um gostinho da riqueza cultural e folclórica que vai abrilhantar O Maior São João do Mundo. O Governo do Maranhão organizou uma recepção especial ao som do Boi de Santa Fé, sotaque da baixada, um dos mais tradicionais grupos de bumba-meu-boi do Estado, e o Boi Brilho da Ilha, sotaque de orquestra. A iniciativa agradou e encantou a todos.

A ação de acolhimento aos turistas é uma iniciativa em conjunto das secretarias de Estado do Turismo (Setur-MA), da Cultura (Secma) e da Comunicação Social (Secom). Além da recepção calorosa com os ritmos e sotaques da cultura maranhense, os turistas são presenteados com matracas, instrumentos de percussão típicos do folclore do bumba boi do Maranhão. 

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, disse que a ação é, antes de tudo, um convite para que todos possam conhecer e aproveitar o São João do Maranhão 2023. “Quem é que chega em algum lugar e não gosta de ser bem recebido? E o maranhense é um povo muito acolhedor. A nossa intenção com essa ação é encantar e convidar turistas a conhecerem o São João, nossos atrativos e destinos turísticos. Somos ricos de manifestações culturais e estamos de braços abertos recebendo os nossos visitantes pra que eles desfrutem, e possam conhecer as nossas riquezas culturais, patrimoniais e naturais”, comentou Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo do Maranhão. 

Os visitantes também recebem folders contendo a programação completa do São João do Maranhão 2023, o Maior São João do Mundo. O folder conta ainda com um QR Code por meio do qual o visitante pode baixar o aplicativo para ter, na palma da sua mão, um guia com a programação detalhada de cada arraial, notícias sobre os festejos em todo o Estado, informações sobre a rede de hotéis e sobre a cultura, gastronomia, pontos turísticos e outros detalhes sobre o Estado.

Na ação realizada pela Setur-MA, estão sendo entregues aos turistas e visitantes, matracas que foram produzidos pelos internos, através do Programa “Trabalho Com Dignidade” da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) que é uma das grandes parceiras da Setur-MA. Além da recepção calorosa com os ritmos e sotaques da cultura maranhense, os turistas também são presenteados com matracas produzidas com mão de obra carcerária do estado.

A recepção com apresentação das riquezas juninas do Maranhão vai ser realizada semanalmente, até o dia 23 de junho.

Boas-vindas aos turistas

A recepção no aeroporto com o Boi de Santa Fé foi a segunda ação deste tipo realizada para o São João deste ano, no saguão do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, que atraiu a curiosidade de quem desembarcava ou chegava para embarcar.

Foi o caso da auxiliar contábil Francina Fernandes, 24 anos, que veio de Florianópolis (SC) para o Maranhão pela primeira vez. “Vim agora para, além de conhecer o Estado, aproveitar um pouco da cultura local. Fiquei muito surpresa com essa recepção. Achei muito linda a apresentação. Todo esse colorido é muito encantador”, disse.

A esteticista mineira de Brumadinho, Erica Maciel, 41 anos, disse que ficou apaixonada. “Eu achei a coisa mais legal que eu já vi. Estou impressionada, realmente apaixonada. Com certeza essa será a primeira vez de muitas que eu virei ao Maranhão”, afirmou.

A fonoaudióloga maranhense Varaildes Mendes, 44 anos, mora em Brasília (DF) e há oito anos não voltava para a terra natal. Por isso, ficou maravilhada com a recepção ao som do Boi de Santa Fé. “Eu estava com muitas saudades. Eu estou realmente emocionada. Meu coração está acelerado. Para a gente que tem sangue daqui é uma emoção especial reencontrar a nossa cultura. Então, quero aproveitar ao máximo todas as apresentações que eu puder assistir”, ressaltou.

A beleza do Boi de Santa Fé também encantou os famosos que também estão chegando ao Estado para curtir o maior São João do Mundo. O ex-BBB Cristian Vanelli está animado para ver mais apresentações. “Essa é a minha primeira vez aqui em São Luís do Maranhão. Quero aproveitar muito a cidade e o São João que eu já sei que é um dos mais tradicionais do Brasil”, comentou.

O digital influencer e ativista anticapacitista Ivan Baron está vindo pelo segundo ano consecutivo ao Maranhão, porque ficou encantado pela cultura do Estado. “Ano passado eu vim pela primeira vez, e adorei, e eu quis repetir. O São João do Maranhão é riquíssimo culturalmente e eu espero aproveitar ainda mais do que já aproveitei ano passado”, contou.

O colorido, a dança e o ritmo empolgante do Boi Brilho , bumba-meu-boi sotaque de orquestra, deram as boas-vindas a turistas que desembarcaram no período vespertino desta sexta-feira(02).

O jornalista e escritor Marcus Lima conhecido por conta do seu canal “Histórias de Cego”, chegou a São Luís e exaltou o receptivo da Setur-MA. "Calorosa, né? Já cheguei filmando porque é muito impactante esse tambor que bate na nossa alma. São Luís é uma terra que eu adoro, é minha terceira vez aqui e sempre saio daqui muito realizado”, ressaltou.

A curitibana, Mell Roth ficou encantada com a recepção da Setur-MA no aeroporto de São Luís. "Nossa! Maravilhosa! A gente se sente acolhida, pertencendo já a festividade sabendo que a gente vai curtir muito aqui", comentou.

A psicóloga, Influenciadora digital e apresentadora de Tv, Lorrane Silva, mas conhecida como Pequena Lo, elogia a cultura e a recepção dos maranhenses “É a minha segunda vez que estou no Maranhão! A cultura do estado, é maravilhosa e clássica, o São João, principalmente. Eu estou muito feliz de estar aqui de novo para mais um ano, pra conhecer as belezas do Maranhão, principalmente os encantadores Lençóis Maranhenses."

Centro de atendimento ao Turista (CAT)

Durante o período junino, a Setur-MA realiza outras ações por meio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e do Espaço Artesanato no Arraial do Ipem. Além disso, funcionam normalmente os CATs do Centro Histórico (sede da Setur-MA e Casa do Tambor de Crioula), Aeroporto Cunha Machado, Terminal Rodoviário, Espigão Costeiro e Ceprama, na capital.

No interior do Maranhão, funcionam CATs no Terminal Hidroviário do Cujupe (Alcântara) e nos municípios de Raposa, São José de Ribamar, Imperatriz, Barreirinhas e Tutóia, totalizando 13 CATs em todo o estado.

Além do estande de Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em funcionamento 24h por dia no aeroporto, novos guichês para informações turísticas serão instalado a partir do próximo domingo, 04 de junho, no arraial do Ipem e no Ceprama para distribuição de material contendo informações turísticas e culturais.

Artesanato Maranhense

Conforme as pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Setur-MA), nos meses de maio a julho é o período de alta nas vendas, exatamente pelas compras e encomendas dos produtos juninos. Pensando na valorização dos profissionais e do artesanato maranhense, a Setur-MA também abriu vagas para artesãos comercializarem seus produtos nos arraiais do IPEM e do Ceprama, no período de 4 de junho a 08 de julho (Ipem), e nos dias 11, 15 a 18 de junho (Ceprama). 

“Nos arraiais o que mais se comercializa são produtos da temporada junina, matracas, maracás, chapéus decorado com miçangas e canutilhos, acessórios para cabelo, camisas, miniaturas. Mas os turistas levam também outro produtos pequenos como lembranças e souvenir”, afirmou o coordenador do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)do Maranhão, Carlos Martins.

O Maior São João do Mundo

Intitulado O Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão 2023 foi lançado oficialmente na última terça-feira (30 de maio) e começa oficialmente neste domingo, dia 4, com a abertura do Arraial do Ipem. Vale lembrar que, ao longo dos fins de semana do mês de maio, o Governo do Estado realizou prévias por meio do projeto Maranhão de Reencontros.

O Maior São João do Mundo será realizado durante todo o mês de junho e julho. Em São Luís serão 14 pontos de apresentações, incluindo os tradicionais arraiais do Ipem, Ceprama, Praça Nauro Machado, Vila Palmeira, além de programação nos bairros. Também estão garantidas a tradicional virada do dia 28 para 29 de junho, na Capela de São Pedro, e o encontro de grupos de bumba-meu-boi no bairro João Paulo, no dia de São Marçal, 30 de junho.

No interior do estado também serão organizados arraiais em cidades como Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas.

Informação: Turismo MA  

0 comentários:

Postar um comentário