terça-feira, 20 de junho de 2023

Projeto leva ações para regiões carentes que precisam de suporte em atendimentos médicos e sociais  

MATÕES DO NORTE - Empreender também é uma das sementes plantadas em quem participa do projeto SESI Itinerante. A Francilene da Conceição Silva gostou tanto da oficina de panificação, uma parceria com o SENAI, que participou do curso nos três dias de ação e já sonha em montar o seu negócio. 

“Tenho um bazar, mas sempre gostei da parte de alimentação. Fiquei muito feliz em poder participar da oficina junto com as minhas amigas. Quem sabe abrir uma padaria aqui na nossa cidade seria um ótimo negócio”, afirmou.  

Em mais uma ação bem-sucedida à equipe do SESI Itinerante realizou em três dias, 10. 214 atendimentos entre consultas médicas, exames laboratoriais, testes rápidos, eletrocardiograma, oficinas de alimentação e panificação, vacinação e recreação infantil, no município que fica a 138 km da capital.  

Aproximadamente 7.150 pessoas participaram do evento de cunho social que já esteve em mais de 20 municípios levando assistência médica para a população mais desprovida desses recursos. “O programa é uma ação do SESI que tem levado saúde básica a toda nossa população do Maranhão, cruzando o estado de lado a lado, e nessa edição aqui nós reiteramos esse sucesso, essa busca da população pelo serviço do SESI e a confiança que é mantida e renovada”, ressaltou o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima. 

A Maria de Jesus Souza Carvalho veio do povoado de Cachirimbal para participar da ação e falou sobre a diferença que o projeto faz com os atendimentos à população. “Estou muito feliz com o apoio que o SESI está dando, tem muita gente carente do interior que realmente precisa. Tem vários amigos do meu povoado que estão aqui aproveitando essa oportunidade com médicos dentistas, oftalmologistas e os exames que precisamos. Isso contribui para que a gente consiga com mais rapidez realizar exames de rotina e consultas”, afirmou.  

O superintendente do SESI-MA apresentou a estrutura física itinerante e a equipe do projeto para o diretor da FIEMA, Oswaldo Amaral Pavão, o prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves, o presidente da Câmara de vereadores, Wallas Lisboa e secretários de pastas municipais. 

“Eu não imaginava que a caravana do projeto fosse tão grande com tantos serviços. A meta era realizar 10 mil atendimentos e conseguimos alcançar esse objetivo. Muito obrigado a todos que participaram dessa grande ação”, disse. 

PROTOTIPANDO SONHOS - O superintendente regional do SESI, ainda se reuniu com o prefeito de Matões do Norte e com os secretários municipais para apresentar o projeto “Prototipando Sonhos” que incentiva estudantes de escolas públicas e comunidades maranhenses a aprenderem pela metodologia em que a rede SESI de ensino é referência. O projeto é desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para que crianças e adolescentes se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade. 

A proposta do SESI é permitir que esses estudantes sejam inseridos no mundo da robótica de forma saudável e construtiva, equilibrando as exigências de passar conteúdos e conhecimentos, com a necessidade de estimular no aluno a confiança, a autoestima, as competências emocionais e sociais para compreender a si mesmo, interpretar e interagir com a realidade e, assim, superar os desafios da vida e construir o seu futuro sintonizado com as exigências do mercado de trabalho.  

Duas unidades móveis estarão em 22 municípios treinando professores e alunos para que possam participar de disputas regionais e até nacionais, entre os locais beneficiados está Matões do Norte. Essa etapa do projeto deve começar a percorrer os municípios neste segundo semestre de 2023. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário