domingo, 18 de junho de 2023


Amar sem penar é bem raro
O verbo cumprir custa caro
Amor é bem fácil achar
O que acho mais difícil
É saber amar


Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, foi um cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro.

Apesar de ser um dos fundadores da Escola de Samba Mangueira, ele era conhecido por ser um homem pacato e simples, que viveu, por muitos anos, às custas de trabalhos bem distantes do meio artístico.

  • Quando era pedreiro, usava um chapéu para proteger a cabeça do cimento — daí veio o apelido de Cartola.

Depois de algumas composições, sua sensibilidade agradou o gosto popular e à elite cultural carioca, mas a humildade continuou presente.

Voltando pra música… O trecho citado é parte de sua canção “Não Faz, Amor” e remete ao que mais lhe agradava: fazer samba falando de dor de cotovelo.

Independentemente do seu gosto musical, fica aí o questionamento: é possível amar sem penar?

Ao pensarmos em um amor que está nascendo, é tudo fácil: o brilho no olhar e o frio na barriga chegam como consequência imediata daquilo que é novidade.

  • Agora, usando as palavras de Bauman, é bom lembrar que o amor não é um “objeto encontrado”, mas um produto de um longo e muitas vezes difícil esforço e de boa vontade.

Perder o mistério da conquista pode parecer sem graça, mas são nos cuidados da rotina que nasce o amor — e continua renascendo todos os dias.

No seu próximo encontro, não confie apenas na flechada do cupido: melhor do que esbarrar em um amor à primeira vista, é encontrar alguém que saiba amar.


Fonte: The stories  / Reprodução 

0 comentários:

Postar um comentário