terça-feira, 6 de junho de 2023

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), lançou nesta segunda-feira (5), o Programa Junho Verde. A solenidade, realizada no Palácio Henrique de La Rocque, marcou o início das atividades da Sema no mês junho, em defesa do meio ambiente.

O evento contou assinatura de termos de compromissos para apoio de criação de novos Comitês Hidrográficos; lançamento do projeto Recicla, Siô; expedição do PAT Meio Norte; lançamento do Programa Lixo Zero nos parques; lançamento do Programa Visita ao Parque; lançamento de ação com plantio de mudas em São Luís e assinatura de doação de verba do Ministério do Meio Ambiente a SEMA para ações emergenciais de combate a incêndios florestais.

Secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, ressaltou a importância da realização do evento para conscientizar a população. "Estamos hoje lançando o Junho Verde, para o meio ambiente todo dia é importante, mas o mês de junho é especial, pois é o mês em que a gente reforça as ações para conscientização das causas ambientais. O Governo do Maranhão, por meio da Sema, tem diversos programas de apoio ao desenvolvimento e proteção ao meio ambiente. Durante todo mês de junho iremos fazer diversas palestras e ações voltadas ao meio ambiente. Nos dias 17 e 18 também vamos fazer uma feirinha no Parque do Rangedor. Em eventos como este fortalecemos a educação ambiental e conscientizamos que o meio ambiente é nosso bem mais rico”, destacou.

Estiveram presentes no Lançamento o promotor de justiça, Luís Fernando Barreto, titular da 5º promotoria de justiça especializada da capital, o promotor de justiça do Ministério Público do Maranhão, dr. Claudio Alencar, o deputado estadual, Júlio Mendonça; o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM),Leônidas Araújo; a diretora da FIEMA, Leonor de Carvalho; a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Karla Lima; representando a sociedade civil, o conselheiro do CONEH, Maxuel Silva.

Também presente no evento, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, ressaltou a importância do trabalho em conjunto com a Sema para reduzir o número de queimadas no Estado. “O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão tem sido parceiro da Sema na questão de combate as queimadas. Por meio das unidades espalhadas no interior, estamos com todo o planejamento pronto. Nós vamos também montar as equipes que vão atuar no Parque de Mirador, que é uma preocupação do governador Carlos Brandão, que determinou que tanto a Sema quanto o Corpo de Bombeiros trabalhem de forma preventiva para reduzir o número de queimadas no Maranhão”, frisou.

As ações de conscientização para preservação do meio ambiente oferecidas pela Sema terão prosseguimento por todo o mês de junho com mesas redondas, distribuição de mudas, trilhas ecológicas, ações promovidas com os Agentes Jovens Ambientais (AJAs), capacitação para licenciamentos ambientais, com ampliação do atendimento descentralizando os serviços, e monitoramento e fiscalização de queimadas, além da participação de diversos agentes público-municipais.

Informação: SEMA MA 

0 comentários:

Postar um comentário