quarta-feira, 28 de junho de 2023

A capital maranhense vai sediar o 2º Food & Jazz  do país e o 1º Food & Jazz São Luís. O evento acontece de 06 a 16 de julho em São Luís, primeiramente nos estabelecimentos participantes  com pratos criados exclusivamente para o festival. No  último final de semana, 15 e 16 de julho, ganha praça Maria Aragão com shows de jazz, oficinas de gastronomia e feira de artesanato. 

Com a temática Saint Louis à São Luís, o proposito do Festival é traçar o elo de ligação gastronômico e musical entre essas duas cidades que apresentam, uma das rotas mais importantes do jazz, agregada à diversidade musical e  da culinária, rica em sabores, cores e temperos marcantes no paladar: Saint Luis nos Estados  Unidos e São Luís, no Maranhão. Ambas com grande tradição na gastronomia e no jazz. 

A organização do Food & Jazz é do  Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas e Juçara Figueiredo Produções, idealizadora e produtora do Fest Bossa &Jazz e do Sabores da Pipa no Rio Grande do Norte. É uma evento patrocinado pela Coca Cola através da Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Maranhão, apoio da Prefeitura de São Luís e do SENAC.

O objetivo é despertar ainda mais as possibilidades gastronômicas entre Saint Luis e São Luís, que compartilham muito mais que o nome, mas também culturas e a fusão musical  de influência africana, indígena e europeia. Entre as conectividades entre Saint Loius e São Luís estão: ambas as cidades receberam a influência do rio e do mar, apresentam mariscos em sua culinária, receberam influências africanas, indígenas e europeias. 

Homenagem a maranhense Tânia Maria 

Um dos maiores nomes e destaque no jazz mundial é da maranhense Tânia Maria, a grande homenageada do 2º Food & Jazz do país e 1º em São Luís. Além da boa música e pratos criados especialmente para o evento, que conecta as cidades de Saint Louis e São Luís, pela diversidade musical e pela culinária, rica em sabores, cores e temperos marcantes no paladar, o Food & Jazz propícia o reconhecimento a artistas como Tânia Maria.

Segundo o historiador Tonny Araújo, curador intelectual do Food e Jazz, Tânia pode ser considerada como um símbolo de empoderamento feminino, pois desde cedo enfrentou as opressões no meio musical, “mostrando que as mulheres podem ser o que quiserem, inclusive excelentes instrumentistas”, afirmou o curador. Hoje, ela está com 75 anos e mora em São Paulo com a família, após décadas residindo no exterior, a começar por Paris (França), cidade escolhida para potencializar seu trabalho ainda nos anos 70. A música de Tânia Maria reflete suas variadas influências, que vão desde melodias pop, às harmonias complexas de jazz, ritmos do funk, soul e samba. Suas principais influências são Oscar Peterson, Bill Evans, Luiz Eça, Sarah Vaughan, Tom Jobim e Milton Nascimento.

Ainda segundo Tonny, que publicou juntamente de Renan Ruiz (UNESP) um estudo sobre a musicista, a família de Tânia Maria residia próximo à Fonte do Ribeirão, antes de partir para Volta Redonda (RJ), onde Tânia começou sua carreira artística. Ao longo de sua trajetória, a artista gravou mais de 25 discos, ganhou diversos concursos e premiações (entre eles, o concurso de calouros do Ary Barroso e o prêmio Golden Leonard Feather Awards), além de indicações ao Grammy (Melhor Performance de Vocal Feminina, em 1985; melhor álbum pelo disco "Tempo", Grammy Latino de 2012).

Informações: Assessoria de Comunicação do evento 

0 comentários:

Postar um comentário