terça-feira, 25 de julho de 2023

 

“A escrita como paixão” é o tema do 3º Café Literário da Via Mundo deste ano que terá como convidados três presenças ilustres do mundo da escrita: Agenor Gomes, Lindevania Martins e Fernando Trinta: escritores por paixão. 

No encontro, os escritores falarão sobre a trajetória de cada um na literatura, livros publicados e compartilharão suas experiências. Esta edição do Café Literário acontece nesta quarta-feira (26), às 19h, na sede da Via Mundo. 

“O Café Literário é um momento descontraído onde falamos de literatura, de arte, de vivências e experiências. E nesta edição, teremos a honra de receber três grandes escritores apaixonados pela escrita que vão conversar com a gente sobre suas obras e suas experiências com a arte de escrever”, diz Antônio Bacelar Júnior, diretor da Via Mundo. 

Natural de São Luís, o escritor Fernando Trinta é Engenheiro Agrônomo formado em Viçosa (MG). Desde os tempos de colégio em São Luís participou de autoria e direção de peças teatrais. Essa vocação continuou rendendo peças no COLUNI e UFV em Minas Gerais e uma breve passagem pela CAL no Rio de Janeiro onde estudou teatro. Autor de pequenas paródias, é sempre convidado a fazer stand-up pelo ex-diretor do Teatro Arthur Azevedo, mas sempre recusou, pois a comédia é coisa séria. Taromínio é seu primeiro romance publicado e escrito juntamente com as escritoras Dilma Baldez e Fernanda Martins. A trama se passa e condomínio onde os moradores assumem características de cartas de tarô.

Outro convidado ilustre do Café Literário deste mês é o escritor e juiz Agenor Gomes.  Membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães, é autor da obra "Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão no Brasil", publicado pela Academia Maranhense de Letras (AML). Nascido na cidade de Guimarães (MA), Agenor Gomes é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pós-graduado em História no Brasil, foi prefeito de sua cidade (1989-1992). É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. 

A escritora Lindevania Martins é graduada em Direito e  Mestra em Cultura e Sociedade(UFMA) e mestranda em Direito Constitucional (UFF). E defensora pública de Defesa da Mulher e População LGBT e foi delegada de polícia entre 1998 e 2001. Atua como escritora, palestrante e pesquisadora e integra o Grupo de Pesquisa em Crítica Jurídica Contemporânea (UFF) e o coletivo literário feminista Mulherio das Letras. Venceu por duas vezes o Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís na categoria contos (2003 e 2005) e venceu o 6º Prêmio CEPE de Literatura (2021). É autora dos livros “Anônimos” (2003), “Zona de Desconforto” (2018), “Longe de Mim” (2019), “Fora dos Trilhos” (2019), “A Moça da Limpeza” (2021) e “Teresa Decide Falar (2022).


Informações: Inspirar Inovação & Comunicação




0 comentários:

Postar um comentário