quinta-feira, 20 de julho de 2023

Comandante do Batalhão Marítimo do CBMMA, tenente coronel Silva Júnior, destacou ações para garantir segurança dos banhistas na orla de São Luís e no estado

O comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (BBMar/CBMMA), tenente coronel Silva Júnior, concedeu entrevista nesta quinta-feira (20) ao programa “Diário da Manhã”, da Rádio Assembleia. Ele detalhou a Operação Praia Segura, deflagrada para prevenir e atender às ocorrências de afogamento nas praias e balneários do estado.

Durante o programa, apresentado pelo jornalista Ronald Segundo, o tenente coronel Silva Júnior explicou que, em São Luís, a Operação Praia Segura é conduzida pelo Batalhão Marítimo (BBMar) e tem como objetivo garantir a segurança dos banhistas que aproveitam as praias durante este período de férias.

“O Corpo de Bombeiros aumentou o contingente em toda a orla marítima da nossa Ilha. É um aumento significativo do nosso efetivo e dos nossos equipamentos usados para o patrulhamento das praias, com o intuito de atender da melhor forma possível a população”, declarou o tenente coronel Silva Júnior.

Ele acrescentou que, em São Luís, o Batalhão de Bombeiros Marítimo intensificou o emprego de embarcações, viaturas e quadriciclos, garantindo mais segurança e tranquilidade nas praias da Grande Ilha.

Para o tenente coronel Silva Júnior, trata-se da intensificação do trabalho que já é realizado cotidianamente. “Essa operação ocorre sempre que temos períodos com maior número de pessoas nas praias, que são os feriados prolongados e os meses de férias. Nesses períodos, nós ampliamos o nosso efetivo e os equipamentos materiais para dar mais segurança. Esse trabalho já é realizado diariamente. O que fazemos durante a Operação Praia Segura é intensificar as ações”, salientou.

Patrulhamento

Durante todo o período de férias, o BBMar estará com um efetivo diário de 40 bombeiros marítimos atuando nas praias de São Marcos, Calhau, do Meio e Araçagi. Além disso, estarão disponíveis 2 quadriciclos nas praias do Calhau e Araçagi para a ronda da orla, dois botes, nas praias do Calhau, Araçagi e do Meio, e duas motos aquáticas, no Calhau e Araçagi, para patrulhamento e resgate no mar. Na Praia de São Marcos, uma viatura estará à disposição para qualquer ocorrência. Os oficiais também estarão conversando com os banhistas, dando dicas de segurança para evitar incidentes.

“Na orla marítima, o Batalhão de Bombeiros Marítimo atende em postos fixos nas praias de São Marcos, Calhau, do Meio e Araçagi, com o monitoramento reforçado por meio do auxílio de embarcações, viaturas e quadriciclos. Além das intervenções às ocorrências de afogamento, as abordagens preventivas têm foco nos jovens, que costumam exceder a profundidade segura para banho. Também merecem atenção especial dos guarda-vidas as crianças desacompanhadas dos adultos enquanto estão na água”, detalhou o oficial.

Prevenção

“Nós temos três dicas valiosas e que evitam incidentes na água. A primeira delas é relacionada ao uso de álcool, que não combina com o mar, pois o embriagado fica mais exposto ao risco de afogamento. A segunda é a respeito da profundidade segura; nossos guarda-vidas são treinados para identificar quando a profundidade é excedida pelos banhistas e realizar a intervenção preventiva. A terceira orientação é quanto à supervisão das crianças, que precisam estar acompanhadas dos pais na distância máxima de um braço”, ressaltou o tenente-coronel.

Ele acrescentou que o aplicativo Praia Segura SLZ traz informações sobre locais de risco, dicas de segurança e características das praias, além de dados sobre a tábua de maré e balneabilidade. Com vídeos educativos, o aplicativo também permite que usuários peçam ajuda e acionem os guarda-vidas ou Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) via Whatsapp. A ferramenta foi desenvolvida para orientar e informar banhistas, prevenindo acidentes fatais.

Em caso de acidentes nas praias e balneários, a população pode solicitar assistência no posto do Batalhão de Bombeiros Marítimo mais próximo, ou acionar os canais telefônicos de emergência, como o 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Ciops) e 192 (Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Informação: Assembleia Legislativa 

0 comentários:

Postar um comentário