terça-feira, 4 de julho de 2023

Criação do portfólio que ajuda a divulgar o artesanato e trabalho dos artesãos maranhenses


Para dar a visibilidade da produção artesanal maranhense, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), em parceria com o curso de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Projeto Rede Maranhão Criativo de Experiência e Turismo (Remacri) desenvolveram um portfólio para divulgar o trabalho dos artesãos do Ceprama.  

Na pesquisa trabalharam dados da economia criativa com o objetivo de tornar conhecido o trabalho dos artesãos em formato de portfólio, e publicações em redes sociais.

“Começamos a ação das pesquisas em novembro de 2022, recolhendo informações e materiais para a produção das publicações. O intuito deste trabalho é, divulgar o artesanato maranhense, as tipologias, dando visibilidade a cada artesão mostrando para as pessoas a importância da valorização da nossa cultura e o quão lindo é este espaço”, explicou Karine Espindola, aluna da Ufma. 

Culminância da Pesquisa

Nesta segunda-feira (03), os cinco estudantes do curso de Hotelaria e Turismo da Ufma que desenvolveram a pesquisa, juntamente com o professor e coordenador do Espaço Transdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Profissional (HOLOC) da Ufma, entregaram o material gráfico à direção do Ceprama, ao coordenador estadual do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Carlos Martins e aos oito artesãos envolvidos.  

O artesão, José Alencar, que trabalha com materiais recicláveis afirma que esse material vai ajudar o turista e os moradores a saber quais são os artesãos e que tipo de artesanato maranhense existe no Ceprama.

“Quero aqui deixar a minha gratidão e respeito aos alunos da Ufma pelo excelente trabalho realizado aqui no Ceprama, direcionado ao nosso artesanato e à nossa cultura. São uma ação de grande importância porque divulgam o cultural, o artístico e o artesanato maranhense. Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho”, agradeceu o artesão que já trabalha como consorciado no Ceprama há 25 anos.  

“Esta ação só engrandece a gente, para nós do Ceprama, e é extremamente gratificante poder contar com estudantes e pessoas que possam nos ajudar a divulgar ainda mais o nosso Centro que é tão rico em artesanatos e de pessoas que produzem a história do maranhense em forma de arte”, afirma o diretor geral do Ceprama, Jorge Beckman.

“O Ceprama e a Setur-MA estão sempre de portas abertas para montar parcerias e desenvolver ações que fortalecem o Turismo do nosso Estado”, completa o gestor do Ceprama.

 As pesquisas serão veiculadas ao HOLOC, que tem a missão de desenvolver ações, através da extensão com cunho social, econômico, ambiental e cultural, em todo o estado do Maranhão, fomentando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.  

Segundo o professor e coordenador do HOLOC, Cairo Cézar, as pesquisas visam alcançar todo o estado “Através de pesquisas buscamos impactar de forma positiva a vida das pessoas, melhorando-a nas esferas social, econômica, ambiental e cultural”, disse.  

A secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), Socorro Araújo afirma que a parceria ajuda na divulgação do espaço e dos artesanatos, valorizando as pesquisas estudantis.

“A parceria entre o Ceprama e a UFMA, por meio do curso de Turismo e Hotelaria da Ufma, reforça ainda mais o valor de se estudar as riquezas do nosso estado, dando visibilidade ao Centro de Artesanato e fomenta a economia criativa produzidas pelos artesãos”, enfatizou a gestora Estadual do Turismo, Socorro Araújo.

A pesquisa contou com a participação dos alunos Taylor Santos, Lysandra Cruz, Maira Karoline, Ana Clara, Karine Espindola e com o apoio do professor e coordenador do HOLOC, Cairo Cézar.

Para acessar a pesquisa é só clicar aqui: @remacri.holoc 


Informação: Turismo MA

0 comentários:

Postar um comentário