Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do Turismo no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), concluiu mais uma semana de ações do Projeto ‘Expedições de Turismo’, que foi realizada no município Água Doce do Maranhão, e que faz parte do Polo Lençóis e Delta.
As ações, realizadas pela Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta, aconteceram entre os dias 24 e 27 de julho e qualificou 64 pessoas com cursos gratuitos de qualificação profissional.
Durante toda a semana da ação, a equipe técnica da Setur-MA esteve presente no município para levar cursos de qualificação, com o intuito de fortalecer a cadeia de turismo. Ao todo foram ofertados quatro cursos de capacitação: ‘Boas Práticas para Manipulação de Alimentos’, ‘Qualidade no Atendimento Para Bares e Restaurantes’, ‘Produção Cultural e Entretenimento para Serviços Turísticos’ e ‘Noções Básicas de Empreendedorismo para Artesãos’, com carga horária de 4h e direito a certificados ao final do curso.
“Estamos empenhados em desenvolver qualificações para todo trade turístico que são os responsáveis por receber e dar estadia aos nossos visitantes. Com esse avanço, conseguimos oferecer serviços de qualidade aos turistas e, consequentemente, gerar melhorias na qualidade de vida para os maranhenses, promovendo desenvolvimento econômico-social para o Maranhão”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Edileuza dos Santos Silva, participou do curso ‘Produção Cultural e Entretenimento para Serviços Turísticos’, no Povoado Cana Brava, e destacou a importância dos momentos de aprendizagem para o segmento turístico.
“Eu achei muito importante ter cursos como esse para trazer mais conhecimento e desenvolvimento para o nosso lugar, para que outras pessoas venham conhecer. Foi muito interessante e vai me ajudar bastante”, ressaltou.
Jéssica Karina dos Santos, aluna do curso ‘Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes’, realizado na sede de Água Doce do Maranhão, também destacou a importância do conhecimento adquirido com as capacitações.
“Eu gostei muito do curso que eu fiz. Nesse curso, eu pude aprender muitas coisas que eu não sabia e vou passar tudo o que eu aprendi para minha mãe. Me ajudou bastante”, afirmou.
Durante as Expedições, a equipe também realizou blitz de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no segmento do turismo, por meio do Programa Mais Infância, Mais Turismo, e visitou estabelecimentos comerciais e pontos turísticos do município para dialogar e distribuir material informativo sobre o tema.
O Superintendente de Turismo do Polo Lençóis e Delta, Júnior Mota, destaca as ações e a qualidade dos cursos que são oferecidos durante as expedições.
“Fomos muito bem recebidos pela coordenação do município de Água Doce do Maranhão e queremos agradecer todo o suporte dado à equipe e, queremos dizer, que estamos nos esforçando para trazer mais qualificações como essas para o Polo, que é de suma importância para o desenvolvimento do turismo do nosso estado", frisou o superintendente.
PRÓXIMA EXPEDIÇÃO
Os municípios que compõem o Polo Lagos e Campos Floridos (Santa Helena, Pinheiro, São Bento, Matinha, Viana, Arari, Santa Inês, Pindaré-Mirim e Conceição do Lago Açu), serão as próximas cidades que serão contempladas com ações das Expedições de Turismo.
A equipe técnica da Setur-MA estará nestes municípios entre os dias 7 e 11 de agosto, ofertando cursos de qualificação profissional, realizando reuniões com gestores municipais de turismo e com o trade, visitas e cadastros de empreendimentos turísticos, palestra sobre Turismo e Hospitalidade, entre outras ações.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário