quarta-feira, 19 de julho de 2023

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta, realizou nesta quarta-feira, 19, blitz de sensibilização do Programa "Mais Infância Mais Turismo" contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no segmento turístico, no Parque de Vaquejada, no município de Barreirinhas.  

Durante a ação, que foi realizada a convite da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Barreirinhas (Semdes), foram visitados 53 barracas, onde os proprietários e funcionários destes estabelecimentos receberam informações sobre a importância de denunciar casos de violência sexual contra menores.

Também foram entregues e fixados cartazes informativos, adesivos e bottons em áreas de fácil visibilidade nos locais visitados.  

 “O objetivo desse programa é desenvolver ações de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os polos da atividade turística do Maranhão e, ao mesmo tempo, promover a defesa, garantia e promoção dos seus direitos”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

A coordenadora do Programa Mais Infância, Mais Turismo, Wanda Bitencourt, destacou que a sensibilização de toda a cadeia do turismo sobre o tema do combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes precisa ser contínua.  

“No interior, essa problemática ainda é mais visível; além de blitz, fazemos palestras nas escolas para alertar as crianças e explicar formas de se proteger. Após as palestras, às vezes temos depoimentos de crianças que já sofreram algum tipo de violência, por isso a necessidade da continuidade dessas campanhas”, alertou a coordenadora.

Na ação foi reforçado também o combate ao trabalho infantil e proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

O comerciante, Domingos Cabral, proprietário de barraca no Parque de Vaquejada, parabenizou a iniciativa da Setur-MA e da Prefeitura de Barreirinhas no sentido de conscientizar a população na luta contra a exploração sexual de jovens e crianças.

“O poder público está de parabéns em proporcionar esse iniciativa, pois tem muitas crianças e jovens que estão vulneráveis a qualquer tipo de exploração sexual. Essa iniciativa do governo ajuda bastante os pais com informações sobre abuso sexual e de como as podemos agir caso venhamos a presenciar situações de abuso”, frisou o comerciante.  

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário