Como forma de aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre os pontos históricos e culturais do Maranhão, os Centros de Atendimento ao Turista (CAT’s), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), abriram as portas para uma turma do curso de Agente de Informações Turísticas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, composta por 14 alunos. Acompanhados por um professor e guia de turismo, eles estão realizando visitas técnicas.
Na oportunidade, a equipe da Setur-MA explicou sobre as formas de atuação dos profissionais nos CAT’s, as principais demandas dos turistas e as dificuldades encontradas em cada centro, que serve como equipamento de referência no Estado.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, os viajantes podem contar com profissionais qualificados nos Centros de Atendimento ao Turista (Setur-MA), os famosos CATs, espalhados pelos principais destinos turísticos do Maranhão. “Por determinação do governador Carlos Brandão, nossos treze CAT’s têm atendentes treinados para passar informações sobre locais a serem visitados, itinerários, transporte, gastronomia, história, cultura, deixando os visitantes mais seguros e encantados com nossas belezas”, afirma a gestora do turismo estadual.
Segundo o professor e guia de turismo, Paulo Juracy, a visita proporcionou aos estudantes do curso uma concepção mais ampla sobre o que é passado na sala de aula. “A visita técnica é parte fundamental do processo ensino-aprendizagem quando se quer formar profissionais com excelência e não há melhor lugar para ir do que aos CAT’s, pois lá eles conseguem ver na prática os ensinamentos da área em que estão sendo qualificados, podendo gerar mudanças na postura do profissional e ajudar na melhora contínua de nossos espaços e do turismo no Maranhão”, afirmou.
Entre as atividades requeridas pelo perfil profissional do curso Agente de Informações Turísticas, está a prestação de informações corretas aos visitantes e moradores locais sobre a cultura e a história da região onde estes profissionais atuam. Tudo se traduz em muita aprendizagem, como explicou a aluna Hormezinda Felix da Silva, que escolheu seguir a carreira de Agente de Informações Turísticas.
“Pra mim foi muito gratificante ter tido a oportunidade de conhecer o Centro de Atendimento ao Turismo e conhecer a vivência serviu para que eu, no futuro, possa fazer um atendimento de excelência, conhecer os pontos turísticos da cidade e saber direcionar com segurança e responsabilidade. Assim os turistas podem ter a melhor experiência possível e sair daqui não só encantados, mas com aquele gostinho de quero mais”, revela a estudante.
Segundo a coordenadora dos CAT’s no Maranhão, Marília Ribeiro, a principal função do profissional cuja formação seja Agente de Informações Turísticas é informar e orientar turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos, bem como prestar informações históricas, culturais e artísticas locais nos postos de atendimento ao turista.
O CAT
O CAT é porta de entrada para os visitantes e conta com profissionais responsáveis por fornecer informações atualizadas e completas sobre os atrativos turísticos, a infraestrutura, serviços e rotas, além de mapas dos polos turísticos do Maranhão. O atendimento acontece todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, das 7h às 19h.
Localizado em pontos estratégicos que recebem um grande fluxo de turistas o ano todo, os atendimentos são coordenados pela Setur e estão localizados no Aeroporto (2), Rodoviária, Ceprama, Cujupe, Espigão Costeiro, Centro Histórico e nos municípios de Raposa, São José de Ribamar (2), Imperatriz, Barreirinhas (2), Tutoia, Riachão e Balsas.
Informação: Turismo MA
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