quarta-feira, 2 de agosto de 2023

O Brasil tem potencial incrível para desenvolver o turismo sustentável, que preserva a biodiversidade, evita uso de plásticos e de combustíveis fósseis. Cabe ao governo federal estimular a sustentabilidade no turismo. Os Lençóis Maranhenses devem entrar na rota mundial do chamado Turismo Verde

Eu fui onde o Céu encosta na Terra. Alcancei a Lua. Fiquei entre Estrelas. Mergulhei em águas da cor de esmeraldas. Afundei meus pés no solo, atravessei um deserto branco, escalei montes até o cume. Lá no alto, pensei: como o governo Lula desperdiçou 7 meses de tempo com uma crise ridícula e paralisante em torno do ministério do turismo?

Os Lençóis Maranhenses, definitivamente, são uma das maravilhas do mundo. Não há drone, não há câmera que consigam reproduzir a beleza daquele lugar. E tem tudo para se tornar um ponto de destaque do turismo sustentável. É magnífico e para ser visto com os próprios olhos. Eu vi as curvas de Niemeyer nas linhas que contornam as dunas, gigantes de quartzo que se movem com o sopro do vento e escondem discos imensos de águas azuis, verdes, transparentes. Recitei Niemeyer: “não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. "

Nas curvas de Brasília, toma posse amanhã o novo ministro do turismo. Celso Sabino se apresenta como amigo, irmão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Como deputado federal, propôs projetos voltados para questões regionais, como o que dá o título de capital do abacaxi para o município de Floresta do Araguaia, no Pará. Foi relator da proposta de reforma do imposto de renda e presidiu a comissão mista de orçamento. Ele substitui Daniela Carneiro. Desde a primeira semana do governo Lula, o nome dela esteve em diferentes crises, por ter aparecido em fotos de campanha ao lado de acusados de fazer parte de milícias no Rio, pelas brigas internas no União Brasil. Sabino (União Brasil-PA) foi escolhido para tentar ajudar a melhorar a base no Congresso e a aprovar projetos valiosos para o governo, como a reforma tributária e o novo marco fiscal. Sabino abriu os trabalhos da reforma ministerial que pode dar espaço até para o Progressistas. No passado recente, o partido foi fiel escudeiro do governo Bolsonaro.

Turismo gera riqueza. Não é moedinha para ser trocada por votos. Turismo sustentável é precioso. Um mercado que deve alcançar 11 trilhões de dólares nos próximos 10 anos, de acordo com recente relatório do instituto de pesquisa e consultoria Allied Market Reasearch.

Informação: Estadão 

0 comentários:

Postar um comentário