Uma caravana com 76 pessoas do Maranhão participa do Transformar Juntos, que encerra nesta sexta-feira, em Brasília, com uma pauta focada no fortalecimento dos pequenos negócios_
Representantes do Sebrae no Maranhão, parceiros estaduais, empresários e agentes públicos participam de encontro em Brasília. |
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, um dos momentos mais aguardados da programação do Transformar Juntos, aconteceu nesta quinta-feira. Nas edições anteriores, o Maranhão foi destaque com o reconhecimento dos gestores municipais que colocaram os pequenos negócios como pautas prioritárias para o desenvolvimento dos seus municípios.
Uma caravana com 76 pessoas representa o estado do Maranhão na edição 2023 do Transformar Juntos, evento realizado pelo Sebrae que se encerra nesta sexta-feira, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Nestes três dias do evento foram discutidos temas relacionados à desburocratização, melhorias no ambiente de negócios, compras públicas e nova lei de Licitações.
A diretoria executiva do Sebrae Maranhão foi representada pelo diretor-superintendente, Albertino Leal e o diretor técnico, Mauro Borralho
O superintendente ressaltou a importância do Prêmio Sebrae de Prefeitura Empreendedora. “O Prêmio valoriza e reconhece as iniciativas, as boas práticas dos gestores que geram resultados significativos para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, por meio do fomento ao empreendedorismo em diversas áreas de atuação”, pontuou Albertino Leal.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora está dividido em 10 categorias: simplificação e fomento do empreendedor, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, cidade empreendedora e governança governamental.
As inscrições devem iniciar ainda este mês e a previsão é de que a premiação nacional aconteça em julho de 2024.
O Lançamento do Prêmio Sebrae de Prefeitura Empreendedora foi um dos momentos mais aguardados pelo público |
Os projetos inscritos passam por processo de avaliação que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional. Em 2021, foram mais de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do país.
Negócios Rurais, Vigilância Sanitária, simplificação de licenciamento e inovação pautaram o segundo dia do Transformar Juntos
Um dos momentos de destaque durante do segundo dia do Transformar Juntos, foi o painel "Negócios Rurais Simplificados: Da Terra ao Prato com Qualidade", abordando a essência dos empreendimentos rurais. Além disso, a comitiva do Maranhão participou ativamente em painéis que abordaram áreas como a Vigilância Sanitária, com a participação do Superintendente da Vigilância Sanitária do Maranhão, Edimilson Silva Diniz Filho e o Fomento para o Desenvolvimento e Simplificação de Licenciamento para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que contou com a presença do Coronel Patrício Daniel, ambos integrantes da caravana maranhense.
Iniciando a programação da tarde, no auditório principal, o Painel: Fomento para o Desenvolvimento. Em pauta, o desenvolvimento, a cultura e a inovação em prol do desenvolvimento econômico do país.
O Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, participou do painel juntamente com o conselheiro e presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz, o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Cristiano Fernandes e o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra.
Mauro Borralho ressaltou a participação dos agentes de Desenvolvimento Territorial do Maranhão no evento. “Eles atuam em benefício dos pequenos negócios, dos empreendedores e empreendedoras do nosso estado. Uma atuação conjunta em parceria com o Sebrae do Maranhão. Numa abordagem de desenvolvimento dos territórios empreendedores e pensando, sobretudo, no desenvolvimento territorial de uma forma integrada”, avaliou Mauro Borralho.
O uso eficiente dos recursos públicos, cidades inteligentes, encontro de agentes de desenvolvimento, importância das parcerias e os microempreendedores, pautam o terceiro e último dia do Transformar Juntos.
0 comentários:
Postar um comentário