quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Boletim elaborado pela Setur- MA revela que mais da metade dos turistas entrevistados despertaram o desejo de vir ao estado com conteúdo postado na internet

Quem escolhe o Maranhão como destino de viagem, em mais de 90% dos casos, busca lazer. E não é exagero. O percentual foi comprovado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur- MA), no mais recente Boletim do Turismo produzido pelo Observatório do Turismo do Maranhão. Outras motivações que aparecem no levantamento trimestral são: família e amigos (3,82%), negócios (2,38%), aventura (2,33%), eventos (1,79%), estudo (0,86%) e saúde (0,18%). Ainda de acordo com o Boletim, sete em cada dez turistas (75,52%) que visitaram os Centros de Atendimento ao Turista (CAT’s) vieram para o estado pela primeira vez. E um ponto, no mínimo curioso nisso tudo, é que mais da metade dos entrevistados informaram ter conhecido o Maranhão como destino turístico a partir de conteúdo postado nas redes sociais (50,48%).  

O indicativo representa o protagonismo das novas mídias no setor turístico. “É claro que outros canais de comunicação, inclusive a simples conversa, ainda contribuem para que o turista venha conhecer de perto as belezas naturais, história e costumes do povo maranhense. Mas, as redes sociais potencializaram- e muito- a visibilidade dos nossos atrativos, aproximando, instantaneamente, os negócios do respectivo público- alvo, apenas com um celular na mão e alguns cliques”, analisou a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo.

As fotos que, quase imediatamente, atingem milhares de curtidas e stories vistos e revistos por incontáveis seguidores parecem ter substituído o tradicional cartão postal, antigamente enviado pelo correio, ou o álbum de fotografias. O que, por outro ponto de vista, aumenta a responsabilidade coletiva de proporcionar uma experiência satisfatória ao visitante- seja ele nacional ou internacional- que se traduza não só em engajamentos em perfis pessoais, mas em visitação real aos atrativos, ocupação hoteleira, aquecimento da economia e geração de emprego e renda à população local.

“Por conta do novo e dinâmico cenário que se configura com as redes sociais, a Setur- MA investe em qualificação, através de cursos, para o trade turístico. Esta semana, por exemplo, estão acontecendo duas Expedições de Turismo que, entre outros objetivos, levam aos empreendedores e profissionais ligados ao Turismo discussões e conhecimento necessários para acompanhar a evolução tecnológica e saber utilizar ferramentas digitais”, destacou Araújo, lembrando que tanto ela quanto a Secretaria estão nas redes.

O Boletim do Turismo apresentou o resultado das pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo do Maranhão, de abril a junho deste ano. Entre as palavras mais citadas pelos entrevistados para descrever a visita ao maranhão ficaram “lindo”, “único”, “maravilhoso” e “perfeito".

Em outra pesquisa do Boletim baseada em hastags, intitulada “MA no insta”, Atrativos Históricos e Culturais lideraram o percentual de postagens (34, 83%), seguidos de Lençóis, Fronhas e Pequenos lençóis (32,73%) e Praias, Rios, Lagoas e Ilhas (16, 22%). A capital maranhense, São Luís, obteve o maior percentual de posts por destino (36,84%), em segundo lugar veio Barreirinhas (27, 24%), em terceiro Santo Amaro (11, 76%) e, em quarto lugar, Carolina (8, 67%). Já em relação aos atrativos com mais marcações, o ranking fica assim: Lençóis Maranhenses- Barreirinhas, Centro Histórico- São Luís e Chapada das Mesas- Riachão.

O Boletim trimestral completo está disponível aqui.

Informação: Turismo MA

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